X

Mundo

Fernández defende aborto e diz que pretende 'colocar fim à hipocrisia' na Argentina

O presidente eleito da Argentina afirmou que considera o aborto uma questão de saúde pública

Folhapress

Publicado em 06/11/2019 às 11:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

REUTERS/Juan Medina

O presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, disse em evento no México, onde realiza uma visita a políticos e empresários, que "o aborto é parte da hipocrisia argentina" e que pretende "colocar um fim a essa hipocrisia", legalizando o recurso.

Afirmou que considera o aborto uma questão de saúde pública e que sempre foi sua posição "a de que não se deve punir a mulher como se estivesse cometendo um delito e de que o Estado deve garantir o pleno acesso ao aborto em condições seguras". 

Ele disse que não tem "nenhum problema em dizer que é favorável ao aborto, em condições seguras, ainda que durante a campanha eleitoral os outros candidatos quase me acusaram de Satanás por isso". E acrescentou: "quem é contra o aborto, uma solução simples, simplesmente não aborte".

O atual presidente, Mauricio Macri, defende a posição anti-aborto. Porém, apesar disso, promoveu um debate e uma votação no Congresso de uma lei do aborto até a 14ª semana de gestação, pressionado pela onda feminista argentina, levada adiante por grupos de defesa dos direitos da mulher, principalmente de mulheres jovens. Ao final, a lei foi vetada pelo Senado e não voltou a ser discutida. 

Já a ex-presidente, Cristina Kirchner, atual vice-presidente eleita, nunca teve a iniciativa de levar o tema para ser votado no Congresso durante sua gestão (2007-2015). Porém, em 2018, quando era senadora, votou a favor, assim como quase toda a bancada kirchnerista.

No México, onde Fernández está, o aborto é permitido em dois Estados, a Cidade do México (capital do país, que tem status de distrito federal) e em Oaxaca.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Primeiro final de semana de maio têm 59 salvamentos nas praias do Litoral de SP

Entre os resgatados, sete crianças foram socorridas.

Cotidiano

Vai para a Capital? Rodovias apresentam lentidão nesta manhã

Anchieta e Imigrantes sofrem com o problema

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter