A estrutura faz parte da renovação da autoestrada E39, um dos principais eixos rodoviários da Noruega / Freepik
Continua depois da publicidade
A Europa está construindo aquele que promete ser o túnel rodoviário subaquático mais longo e profundo do mundo. A obra promete redefinir a mobilidade em toda região e transformar a forma como os europeus vivem.
A estrutura faz parte da renovação da autoestrada E39, um dos principais eixos rodoviários da Noruega.
Continua depois da publicidade
Neste ano, a Rodovia Imigrantes também confirmou que construirá o maior túnel rodoviário do Brasil.
Esta via percorre a costa atlântica entre Trondheim e Kristiansand e, até agora, exige travessias de ferry em vários pontos. São sete no total, o que torna a viagem lenta e dependente das condições meteorológicas.
Continua depois da publicidade
Este novo túnel rodoviário vai ligar as localidades de Randaberg e Bokn.
Atualmente, percorrer toda a extensão da E39 pode demorar até 21 horas. Com a conclusão do túnel, a viagem será encurtada em cerca de 50 quilómetros e o tempo total poderá ser reduzido em mais de 10 horas.
A Noruega, já conhecida por abrigar o mais longo túnel rodoviário do planeta, o Lærdalstunnelen, com 24,5 quilómetros, está prestes a ultrapassar o seu próprio recorde com a construção do Boknafjordtunnelen.
Continua depois da publicidade
Com uma profundidade impressionante de 392 metros, o projeto enfrenta grandes desafios técnicos, exigindo soluções de engenharia que garantam estabilidade, ventilação eficiente e segurança em condições de alta pressão e risco sísmico.
Para isso, estão a ser aplicadas tecnologias avançadas e estratégias específicas para responder a situações de emergência.
As obras seguem a todo vapor, com equipes a operar 24 horas por dia. De acordo com as autoridades norueguesas, vários quilômetros já foram escavados.
Continua depois da publicidade
Os trabalhos estão a ser realizados de acordo com rigorosos padrões de segurança e dentro do cronograma, que prevê a conclusão da infraestrutura em 2033.
O desafio vai além da engenharia. As características geográficas da Noruega, com fiordes profundos, terrenos instáveis e clima rigoroso, exigem um planejamento meticuloso.
Além da extensão, o Boknafjordtunnelen destaca-se pelas inovações tecnológicas que incorpora.
Continua depois da publicidade
Estão previstas soluções como iluminação inteligente, ventilação adaptativa e áreas de segurança equipadas para evacuação rápida.
Um dos aspetos mais inovadores será a construção de uma rotunda subterrânea, que permitirá uma gestão mais eficiente do tráfego e maior segurança no interior do túnel.
A nova infraestrutura promete transformar a rotina da população local.
Continua depois da publicidade
Com o fim da dependência dos ferries, o transporte de mercadorias será mais rápido e econômico. Serviços de emergência poderão responder com maior agilidade, e a mobilidade ao longo da costa oeste do país será substancialmente melhorada.
Além disso, a melhoria nas acessibilidades deverá impulsionar o turismo, tanto nacional quanto internacional.
Num país reconhecido pelas suas paisagens únicas, como fiordes e montanhas majestosas, a facilidade de acesso tornará a região ainda mais atrativa para os visitantes.
Continua depois da publicidade
Mais do que uma infraestrutura de transporte, o Boknafjordtunnelen representa uma aposta estratégica da Noruega na inovação e na superação de obstáculos naturais por meio da engenharia.
Trata-se de um investimento com impactos amplos na economia, na sociedade e no meio ambiente.