Brasil está em lista de 75 países com vistos congelados / Reprodução/Freepik
Continua depois da publicidade
Os Estados Unidos suspenderão a concessão de vistos para cidadãos de 75 países, incluindo o Brasil, a partir do próximo 21 de janeiro, segundo reportagem da rede Fox News divulgada nesta quarta-feira (14).
A medida, atribuída ao Departamento de Estado norte-americano, representa um congelamento temporário para reavaliação dos critérios de imigração, sem data definida para seu término.
Continua depois da publicidade
A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil informou que não foi oficialmente notificada sobre a restrição. O Itamaraty ainda não se pronunciou.
De acordo com a Fox News, um memorando interno orienta funcionários consulares a negar vistos a candidatos que possam depender de programas de assistência social no futuro. A análise levaria em conta idade, saúde, proficiência em inglês, situação financeira e necessidade potencial de cuidados médicos de longa duração.
Continua depois da publicidade
A reportagem também menciona que o governo pode endurecer regras para pessoas mais velhas e com sobrepeso. Em novembro, a agência Associated Press havia revelado que a administração Trump avaliava diretrizes para restringir a entrada de pessoas obesas.
Além do Brasil, a lista inclui Rússia, Irã, Afeganistão, Iraque, Somália, Egito, Nigéria, Tailândia e Iêmen, entre outros, nem todos os 75 tiveram seus nomes divulgados.
A decisão ocorre em meio ao endurecimento da política migratória do presidente Donald Trump. Recentemente, ele determinou que cidadãos somalis deixem os EUA até meados de março, após o fim de um status de permanência temporária.
Continua depois da publicidade
“Eles deveriam ser expulsos dos EUA. Que isso seja feito agora!”, escreveu a Casa Branca no X.
Em novembro, após um ataque próximo à Casa Branca cometido por um afegão, Trump prometeu “suspender permanentemente” a imigração de países que classificou como “do Terceiro Mundo”.
A medida, se confirmada, afetará milhares de brasileiros e cidadãos de outras nacionalidades que planejam viagens, estudos ou reunificação familiar nos Estados Unidos. A indefinição sobre a duração da suspensão deve gerar impacto imediato em agendamentos e processos consulares em todo o mundo.
Continua depois da publicidade