Barack Obama advertiu contra o uso irresponsável das mídias sociais / Reprodução
Continua depois da publicidade
O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, advertiu contra o uso irresponsável das mídias sociais. A declaração foi feita durante entrevista ao príncipe Harry, nesta quarta-feira (27), para o programa BBC Radio 4's Today.
Obama fez o alerta de que o uso irresponsável das redes sociais acaba distorcendo a compreensão das pessoas sobre questões complexas e disseminando a desinformação.
Continua depois da publicidade
Sem mencionar o nome de seu sucessor, Donald Trump, o ex-presidente foi enfático em afirmar os riscos de se empregar as mídias sociais sem critério.
"Um dos perigos da internet é que as pessoas podem ter realidades inteiramente diferentes. Elas podem se encaixar em situações que reforçam seus preconceitos atuais."
Continua depois da publicidade
Obama disse ainda que esse uso pode levar a manifestações cada vez mais hostis da sociedade. E expressou preocupação sobre um futuro em que os fatos são descartados e as pessoas apenas leem e ouvem coisas que reforçam seus próprios pontos de vista.
"A questão tem a ver em como aproveitamos esta tecnologia de uma forma que permita uma multiplicidade de vozes, que permita uma diversidade de pontos de vista, mas não leve a uma Balkanização [fragmentação de um território ou região não cooperativos] da sociedade e, sim, permite formas de se encontrar um terreno comum."
A entrevista foi registrada em Toronto em setembro durante o Invictus Games.
Continua depois da publicidade
Trump
O ex-presidente disse que aqueles em cargos de poder devem ter cuidado ao publicar mensagens, alertando que as mídias sociais estão distorcendo o discurso civil.
Ao entregar o poder a Trump, Obama descreveu sentimentos mistos, dado "todo o trabalho que ainda estava inacabado".
Continua depois da publicidade
"Preocupa sobre como o país avança, mas, você sabe, em geral havia serenidade lá", acrescentou.
Príncipe Harry
Além de edição, Prince Harry também é o entrevista do programa que vai ao ar nesta quarta.
Continua depois da publicidade
"Não fiz muitas entrevistas, mas foi bastante divertido, especialmente entrevistando o presidente Obama, apesar do fato de ele querer me entrevistar."