X

Mundo

'Encontro seria inútil se México não trata EUA com respeito', diz Trump

Em seu discurso, Trump afirmou que 'não vai deixar que os contribuintes americanos paguem por essa transação ineficaz, o Nafta'

Folhapress

Publicado em 27/01/2017 às 00:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Trump assinou decreto para iniciar a construção do muro para deter imigração ilegal / Associated Press

"Se o México não concorda em tratar os Estados Unidos com respeito, um encontro desses seria inútil", afirmou o presidente americano, Donald Trump, nesta quinta-feira (25), horas após o líder mexicano, Enrique Peña Nieto, cancelar sua visita a Washington.

"O presidente do México e eu concordamos em cancelar nossa reunião", disse Trump, durante pronunciamento em reunião com congressistas republicanos na Filadélfia, em referência ao encontro que teria com Peña Nieto no próximo dia 31.

Na pauta, estava a renegociação do acordo de livre comércio entre EUA, México e Canadá, o Nafta, e a construção do polêmico muro na fronteira entre os dois países.

Em seu discurso, Trump afirmou que "não vai deixar que os contribuintes americanos paguem por essa transação ineficaz, o Nafta". Segundo Trump, o Nafta é "um desastre" que custa US$ 60 bilhões por ano em deficit comercial aos EUA, além de causar perdas de milhares de empregos e fechamento de fábricas.

Trump assinou nesta quarta-feira (25) um decreto para iniciar a construção do muro para deter imigração ilegal, e disse que o México irá pagar pela muralha. O presidente mexicano foi à TV para afirmar, novamente, que seu governo não irá custear a construção da barreira.

Para concretizar a promessa, Trump pretende renegociar os termos do Nafta com o México, podendo sobretaxar produtos mexicanos nos EUA, e ameaçou reter as remessas financeiras de imigrantes mexicanos para seus familiares fora dos EUA.

O presidente americano defendeu a construção do muro, dizendo: "É hora de restabelecer os direitos civis do povo americano de proteger seus empregos e sonhos." "A falta de segurança na fronteira é uma ameaça à nossa soberania."

Na Filadélfia, Trump voltou a dizer que os EUA deixaram a Parceria Tranpacífico (TPP) para investir em vários tratados bilaterais de comércio. "Nós vamos ter acordos individuais com países. E se o país participante não nos tratar de forma justa, nós mandamos um bilhete dizendo ou muda, ou encerramos o acordo em 30 dias."

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Procurando emprego? PAT de Guarujá oferta 52 vagas nesta quinta (25)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

Santos

Casa das Culturas de Santos recebe exposição e oficina até domingo (28)

Ação começa nesta quinta-feira (25), com a exposição 'Vicente de Carvalho, Além-Mar'

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter