X

Mundo

Em palestra, Hillary pede que EUA retomem protagonismo global

A democrata voltou a criticar o sexismo e a misoginia como fatores que contribuíram para sua derrota

Folhapress

Publicado em 06/02/2018 às 00:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Hillary Clinton pediu que os EUA retomem o protagonismo global / Associated Press

De volta a Washington mais de um ano depois das eleições, a democrata Hillary Clinton defendeu, nesta segunda (5), que os EUA retomem seu protagonismo em questões globais, voltou a criticar o sexismo e a misoginia como fatores que contribuíram para sua derrota e disse que continuará na linha de frente da democracia.

"Temos de restabelecer a voz da América na arena mundial", afirmou. "Se você começa a não ligar, a rejeitar o que vem ocorrendo no mundo, você começa a perder batalhas."

A ex-secretária de Estado discursou a uma plateia de estudantes na Universidade Georgetown, durante um evento de premiação de mulheres que lutam por direitos humanos, paz e justiça no mundo. A premiação leva o nome de Hillary Clinton e é concedida anualmente pelo Instituto Georgetown pelas Mulheres, Paz e Segurança.

Foram agraciadas neste ano a ex-refém do Estado Islâmico Nadia Murad, a ativista de Mianmar Wai Wai Nu e a canadense Lyce Doucet, correspondente internacional da BBC.

Clinton foi apresentada como a primeira mulher a disputar uma eleição para a presidência dos EUA e que ganhou no voto popular.

"É bom vê-la aqui novamente, e tão bem", disse Doucet, uma das homenageadas, a Clinton. A democrata, que vem reduzindo as aparições públicas desde a derrota, sorriu amarelo.

Ela usou o palco majoritariamente para defender o protagonismo feminino, na política e na sociedade, mas também aproveitou para fazer críticas ao mandatário Donald Trump.

Um dos apelos mais fortes foi pela retomada do Acordo de Paris sobre o clima, do qual o presidente se retirou no início do mandato. "Somos o único país a não estar ali. É absurdo", afirmou, defendendo que haja mobilização popular e estudantil pelo tema.

Clinton também criticou o partidarismo da política americana e disse que há causas que não dependem de partido, mas dizem respeito ao que somos como seres humanos.

Ela lamentou a perda de protagonismo dos EUA no cenário global, em especial na defesa dos direitos humanos. Por fim, ainda rebateu as críticas de Trump à imprensa e defendeu o trabalho de jornalistas.

"Eu ainda acredito na verdade, em provas, fatos. Não existe realidade alternativa", afirmou. "A verdade está sob cerco. O trabalho do jornalismo é particularmente crucial neste tempo."

Aos 70 anos de idade, ex-senadora, ex-primeira-dama e ex-secretária de Estado, Clinton declarou ainda que há resistência a aceitar a liderança de mulheres em posições de poder e atribuiu parte desse sentimento à sua derrota, como já fizera em seu livro "O que aconteceu", lançado em setembro do ano passado.

No entanto, disse estar otimista, em especial com recentes movimentos como o #MeToo, em que mulheres americanas vieram a público para denunciar casos de assédio e violência sexual.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Santos recebe exposição 'Mostra Museu'

Evento traz 200 obras assinadas por artistas de 40 países

São Vicente

São Vicente utilizará plataforma de inteligência no combate à criminalidade

Sistema Detecta integra dados de pessoas com histórico de infrações em outras cidades

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter