O nome Francis tem origem latina e significa "francês" ou "homem livre" / Reprodução/TV Globo
Continua depois da publicidade
O trabalho próximo ao Papa Francisco auxiliou na escolha de Robert Prevost como novo representante da Igreja Católica. Mas você sabia que a relação entre os dois vai muito além disso?
Um grande detalhe que liga ambos os papas é o nome do meio de Leão XIV: Francis.
Continua depois da publicidade
O nome Francis tem origem latina e significa “francês” ou “homem livre”. É uma variante de Francisco, que deriva do nome latino Franciscus, o qual, por sua vez, tem raízes no termo germânico Frank — referência aos francos, um antigo povo germânico.
O nome se popularizou na Europa durante a Idade Média, impulsionado pela fama de São Francisco de Assis.
A relação entre o Papa Francisco e a América do Sul é notória e evidente. Nascido Jorge Mario Bergoglio, o antigo líder da Igreja Católica é natural de Buenos Aires, na Argentina.
Continua depois da publicidade
Leão XIV também mantém uma ligação profunda com o continente sul-americano. Parte de sua trajetória dentro da Igreja foi desenvolvida no Peru.
No caso de Leão XIV, anunciado na tarde de quinta-feira (8) após dois dias de Conclave, a vida acadêmica e os estudos são parte essencial de sua trajetória.
O pontapé inicial foi a conclusão do Ensino Médio, em 1973. Logo depois, ele conquistou o título de bacharel em Ciências, com ênfase em Matemática, pela Universidade Villanova — instituição pertencente à Ordem de Santo Agostinho, localizada na Pensilvânia, Estados Unidos.
Na sequência, concluiu o mestrado em Teologia e obteve licenciatura para atuar em instituições de ensino católicas.