Mundo

Descontrole da pandemia na Índia pode impactar o mundo, dizem especialistas

País asiático tem dificuldades para conter surto da doença, e temor de novas variantes assustam infectologistas

Da Reportagem

Publicado em 12/07/2021 às 17:29

Atualizado em 12/07/2021 às 19:55

Compartilhe:

Atualmente, uma das variantes que podem mudar os rumos da pandemia no planeta é a Delta / Divulgação/Fiocruz

O descontrole da pandemia causada pelo novo coronavírus na Índia tem preocupado autoridades do mundo inteiro. No último dia 14 de junho, o país registrou 6 mil mortes em apenas 24h, número que chocou infectologistas de diversos países.  O governo de extrema-direita Narendra Modi não tem conseguido dar respostas efetivas à doença e o risco de que novas variantes da covid-19 possam se fortalecer assombram o mundo.

Atualmente, uma das variantes que podem mudar os rumos da pandemia no planeta é a Delta. Enquanto países da Europa e também os Estados Unidos começam a flexibilizar as medidas restritivas, incluindo o uso de máscaras, especialistas acreditam que uma nova onda de casos e óbitos podem ocasionar uma regressão nos avanços conquistados até o momento na luta contra a pandemia.

Segundo o Jornal 365, a variante Delta já foi encontrada em ao menos 74 países. As informações da Organização Mundial da Saúde foram divulgadas pelo site de notícias econômicas Market Watch. A variação foi detectada pela primeira na Índia, mas agora já está em países como EUA e Reino Unido, gerando grande pavor nas autoridades médicas.

No Reino Unido, o clima é de apreensão. Notícias veiculadas em jornais como The Guardian mostram que a variante é responsável por 90% dos casos que surgiram na região na semana passada. O primeiro-ministro Boris Johnson adiou a abertura programada para este período. A ideia é esperar ao menos quatro semanas para uma nova avaliação do cenário.

No país presidido por Joe Biden, os casos também estão assustando. Apesar de a vacinação estar acelerada, a FDA, responsável pela liberação de vacinas e também das análises referentes à pandemia, afirmou que os casos dobraram nas últimas duas semanas. “Acho que há um risco de no outono [no hemisfério Norte] isso desencadear uma nova epidemia", afirmou Scott Gottlieb, secretário do órgão, em entrevista à CBS.

O temor é ainda maior nos EUA porque diversos estados estão promovendo grandes reaberturas. A agência Associated Press informou que a Califórnia prepara uma "Grande Reabertura", na famosa ponte Golden State, para celebrar uma nova época. A ideia é acabar com as regras de distanciamento social nem limites de lotação em restaurantes, bares, supermercados e estabelecimentos semelhantes.

Segundo a rede britânica BBC, a situação da Índia deve piorar nas próximas semanas. Para o repórter especialista em ciência e saúde da BBC James Gallagher, a Índia está "batalhando". "O medo palpável me lembra do início da pandemia, quando o coronavírus ainda era uma entidade desconhecida. A covid pode ser letal mesmo com cuidados médicos perfeitos, mas quando os hospitais ficam sobrecarregados, as vidas que poderiam ter sido salvas são perdidas.”

Mas isso não significa que o país deve colher resultados positivos desta batalha. "Infelizmente, nas próximas semanas a situação vai piorar significativamente", adverte Gallagher. Ele complementa. "Mesmo se a Índia pudesse impedir a propagação do vírus, as mortes continuariam a aumentar exponencialmente, pois muitas pessoas já foram infectadas. Claro, não há sinal de que as infecções estão se estabilizando - até onde os casos continuarão a subir dependerá do sucesso dos lockdowns e do ritmo da imunização."

O especialista adverte que a pandemia é um problema global e que qualquer descontrole pode causar um novo surto mundial. Ou seja: é preciso controlar a pandemia em um esforço conjunto. "O coronavírus foi detectado pela primeira vez em uma cidade na China, agora está em todos os lugares. O número recorde de casos na Índia pode se espalhar para outros países, razão pela qual muitos introduziram restrições de viagem, e altos níveis de infecção são um terreno fértil para novas variantes do vírus", completou Gallagher.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Conheça os bairros onde mais se furtam ou roubam veículos em São Vicente

A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SP) tabulou todos os dados sobre furtos ou roubos

Cotidiano

Após temporal, saiba como ficará o tempo no litoral de SP nesse fim de semana

Tanto no sábado, dia 26, quanto no domingo, dia 27, há risco para pancadas de chuva mais fortes e contínuas

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter