X

Mundo

Covid-19: contágio na Europa está maior que no início da pandemia, alerta OMS

Índices são 'alarmantes', segundo a organização; novo recorde diário foi registrado em 11 de setembro, com 54 mil contágios em 24 horas

Gazeta de S. Paulo

Publicado em 17/09/2020 às 14:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A região Europa da OMS reúne 53 países e registra quase cinco milhões de casos oficiais e mais de 227 mil mortes provocadas pela Covid-19, segundo o órgão / Mikita Yo/Unsplash

Nesta quinta-feira (17), a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou que o nível de transmissão da Covid-19 na Europa está mais alto do que no começo da pandemia (entre março e abril). Os novos índices são “alarmantes”, segundo a organização.

"Os números de setembro deveriam servir de alerta para todos nós na Europa, onde o número de casos é superior aos registrados em março e abril", disse o diretor da OMS no continente, Hans Kluge. O novo recorde diário foi registrado em 11 de setembro, com 54 mil contágios em 24 horas. Anteriormente, o recorde era de 43 mil contágios, no 1º dia de abril.

De acordo com o diretor, os números "apresentam índices alarmantes de transmissão em toda a região". Em contrapartida, ele ressalta que há espaço para atuar, pois o índice de mortalidade é menor que o registrado em março.

Quarentena

A mudança de tempo da quarentena de 14 dias foi descartada pela agência das Nações Unidas.

"Nossa recomendação de quarentena de 14 dias está baseada em nossa compreensão do período de incubação e transmissão da doença. Apenas a revisaríamos com base em nosso conhecimento científico, o que não é o caso no momento", disse a diretora para situações de emergência da OMS Europa, Catherine Smallwood.

Kluge diz que um impacto individual pode ser provocado por uma redução de tempo da quarentena. “Estímulo os países da região a seguir o procedimento científico regular com seus especialistas e a explorar opções seguras de redução do tempo de quarentena", ressaltou.

A região Europa da OMS reúne 53 países, incluindo a Rússia, e registra quase cinco milhões de casos oficiais e mais de 227 mil mortes provocadas pela Covid-19, segundo o órgão.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

Playcenter anuncia novo parque em Santo André

Será a segunda unidade da categoria 'Family'

Santos

Prêmios da Quina e da Lotofácil saem para Santos; saiba quanto e as lotéricas

Um apostador faturou sozinho o valor de R$ 43.299,00 na Quina

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter