X

Mundo

Coreia do Norte lança míssil e ação é vista como 'provocação' aos EUA

A reação do presidente norte-americano foi imediata e ele disse estar '100% com o Japão'

Folhapress

Publicado em 12/02/2017 às 15:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Coreia do Norte disparou neste domingo (12) um míssil que caiu no Mar do Japão. O gesto foi visto como uma "provocação", segundo o governo sul-coreano e direcionada ao presidente Donald Trump, que apoia o Japão para manter o controle sobre testes nucleares e de mísseis.

A reação do presidente norte-americano foi imediata e ele disse estar "100% com o Japão". O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, classificou a ação norte-coreana de "absolutamente intolerável".

O míssil foi disparado em direção ao Mar do Japão da base área de Banghyon, na província de Pyongan do Norte (noroeste do país), informou o Ministério da Defesa sul-coreano.

"O lançamento de hoje foi para chamar a atenção ao desenvolvimento das capacidades nucleares da Coreia do Norte", comunicou um porta-voz do ministério. "Também acreditamos se tratar de uma provocação ao novo governo norte-americano".

O míssil disparado era um Musudan, classificado como de alcance intermediário, segundo militares da Coreia do Sul, e não um míssil balístico intercontinental.

Um oficial americano, sob condição de anonimato, disse que a nova administração pressionará a China para que controle a Coreia do Norte. O lançamento do míssil reflete o pensamento do presidente Donald Trump de que Pequim não faz o suficiente em seu espaço geopolítico.

"Isso não foi surpresa", disse o oficial. "O líder norte-coreano [Kim Jong-un] gosta de chamar a atenção em momentos como este".

O teste aconteceu um dia depois do encontro entre o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e Donald Trump, em Palm Beach, na Flórida.

"Eu quero que todos saibam, e entendam completamente, que os Estados Unidos da América apoiam o Japão, nosso grande aliado, 100%", disse Donald Trump dirigindo-se a repórteres logo que foi informado da ação norte-coreana.

Em outubro, Pyongyang fez testes com mísseis Musudan em duas oportunidades, ambos disparados da mesma base área de Banghyon.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Procurando emprego? PAT de Guarujá oferta 52 vagas nesta quinta (25)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

Santos

Casa das Culturas de Santos recebe exposição e oficina até domingo (28)

Ação começa nesta quinta-feira (25), com a exposição 'Vicente de Carvalho, Além-Mar'

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter