X

Mundo

Coreia do Norte diz estar pronta para ir à guerra se Trump quiser

Também nesta sexta-feira, o Exército da Coreia do Norte ameaçou 'devastar impiedosamente' os Estados Unidos

Folhapress

Publicado em 14/04/2017 às 14:15

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Coreia do Norte diz estar pronta para ir à guerra se Donald Trump quiser / Associated Press

A Coreia do Norte está preparada para lançar ataques preventivos caso os Estados Unidos demonstrem qualquer sinal de agressão, disse nesta sexta-feira (14) o vice-chanceler do país, Han Song Ryol.

"Nós iremos para a guerra se eles escolherem", disse Han em entrevista à agência de notícias Associated Press, acrescentando que o governo de Donald Trump nos Estados Unidos é "mais perverso e mais agressivo" que os anteriores.

"Trump está sempre fazendo provocações com suas palavras agressivas. Não é a República Popular Democrática da Coreia, mas os Estados Unidos e Trump que causam problemas", afirmou o vice-chanceler, usando o nome oficial da Coreia do Norte.

Também nesta sexta-feira, o Exército da Coreia do Norte ameaçou "devastar impiedosamente" os Estados Unidos caso o país realize algum ataque. "Nossa ação mais dura contra os Estados Unidos e suas forças vassalas será tomada de forma tão impiedosa que os agressores não sobreviverão."

A declaração do regime norte-coreano ocorre em meio a tensões crescentes na região. Ao longo da última semana, os Estados Unidos enviaram uma frota da Marinha para a península coreana e Trump afirmou que a Coreia do Norte é "um problema que será resolvido". Além disso, imagens de satélite revelaram que o país está preparado para conduzir um novo teste nuclear.

Sobre a realização de testes nucleares, Han afirmou que "isso ocorrerá em um momento e local que nosso quartel-general considerar necessário". O vice-chanceler também disse que a Coreia do Norte continuará desenvolvendo seu arsenal nuclear em "qualidade e quantidade".

Desde 2006, a Coreia do Norte realizou cinco testes nucleares -apenas no ano passado, foram dois testes, inclusive a explosão de uma suposta bomba H, mais poderosa que a bomba atômica convencional.

Especialistas alertam que, pelo estágio de desenvolvimento do programa nuclear norte-coreano, o país poderá conseguir uma bomba nuclear passível de uso em combate em um futuro próximo.

Em nota, chancelaria da Coreia do Sul reagiu às declarações de Han sobre a disposição de ir para a guerra com os Estados Unidos dizendo que elas revelam "as verdadeiras cores do governo da Coreia do Norte, que é belicoso e violador de regras".

O chanceler da China, Wang Yi, pediu nesta sexta-feira o fim das provocações e ameaças na região. "Caso uma guerra realmente ocorra, o resultado será de perda mútua. Ninguém pode ser vencedor", disse.

A Rússia afirmou que prefere métodos diplomáticos para resolver a crise na Coreia do Norte. "Pedimos que todos os países se contenham e evitem quaisquer ações que possam equivaler a provocações", declarou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Campanha de busca ativa da Tuberculose vai até esta sexta (26), em Santos

Em 2024, Santos contabilizou 116 novos casos de tuberculose. No ano passado, foram registrados 490 casos

Santos

Servidores de Santos terão encontro sobre saúde e bem-estar

Inscrições seguem abertas até o dia anterior ao evento

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter