Mundo
Apesar de reconhecer que passa por um problema, o Instagram ainda não deu detalhes sobre as falhas reportadas ou o número de pessoas afetadas
O próprio perfil oficial do Instagram na plataforma perdeu um milhão de seguidores / Souvik Banerjee/Unsplash
Continua depois da publicidade
Durante a manhã desta segunda-feira (31), milhares de pessoas passaram a reclamar no Twitter de problemas relacionados ao Instagram. Os principais problemas são relacionados a notificação de conta suspensa, que é exibida assim que a pessoa abre o app, ou perda de seguidores.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
"Sabemos que algumas pessoas, em diferentes partes do mundo, estão tendo dificuldades para acessar suas contas no Instagram. Estamos investigando e pedimos desculpas pelo inconveniente", informou um porta-voz da Meta (empresa controladora do Instagram, Facebook e do WhatsApp) em comunicado. A companhia também postou este mesmo aviso, em inglês, na conta oficial da plataforma de imagens e vídeos.
Apesar de reconhecer que passa por um problema, o Instagram ainda não deu detalhes sobre as falhas reportadas ou o número de pessoas afetadas.
Continua depois da publicidade
O que talvez mais chame a atenção é o aviso de conta suspensa. Há inclusive relatos de pessoas que não postam há dias, mas que começaram a receber esta notificação. Vale ressaltar que o aviso de conta suspensa aparece quando alguém posta algum tipo de conteúdo que vai contra os termos da comunidade ou os termos de uso — como nudez, terrorismo, discurso de ódio e bullying.
Sobre a redução de seguidores, parece ser um problema que afeta vários usuários. O site The Verge aponta, por exemplo, que o jogador de futebol português Cristiano Ronaldo perdeu 3 milhões de seguidores de ontem para hoje. O próprio perfil oficial do Instagram na plataforma perdeu um milhão de seguidores.
No Twitter, a cantora Luedji Luna relatou que perdeu 6 mil seguidores da noite para o dia.
Este problema de perda de seguidores não parece ser algo exclusivo de pessoas famosas. Há muitas reclamações semelhantes no Twitter de anônimos.
Continua depois da publicidade