Conheça Carlo Acutis, o "padroeiro da internet" e primeiro santo millenial / Reprodução/Vatican News
Continua depois da publicidade
Neste domingo (7), a Igreja Católica canoniza o jovem italiano Carlo Acutis, que será reconhecido como o primeiro santo millennial. A cerimônia, segundo o Vaticano, terá início às 5h (horário de Brasília), na Praça de São Pedro, em Roma.
A missa será presidida pelo papa Leão XIV e marcará a primeira canonização de seu pontificado, iniciado em maio deste ano. Carlo Acutis foi beatificado em 2020, após a Igreja reconhecer o seu primeiro milagre.
Continua depois da publicidade
Na última quinta-feira (4), o Vaticano pendurou a imagem de Carlo Acutis na fachada da Basílica de São Pedro, como preparação para a celebração.
Continua depois da publicidade
Carlo Acutis nasceu em Londres, mas cresceu em Milão, na Itália. Católico devoto da Virgem Maria, morreu aos 15 anos, em 12 de outubro de 2006, dia de Nossa Senhora Aparecida, vítima de leucemia.
Ainda muito jovem, utilizava seus conhecimentos de informática para evangelizar pela internet, o que lhe rendeu entre os fiéis o título de “padroeiro da internet”.
Em 2010, quatro anos após sua morte, ocorreu o primeiro milagre atribuído a ele: a cura de uma criança brasileira em Campo Grande (MS), após tocar em uma relíquia sua. O reconhecimento oficial levou à sua beatificação em 2020.
Continua depois da publicidade
No ano passado, a Igreja confirmou um segundo milagre: a cura de uma jovem da Costa Rica após um grave acidente de bicicleta em 2022. Desde a beatificação, o corpo de Carlo, sepultado em Assis, na Itália, transformou-se em ponto de peregrinação, recebendo milhares de visitantes, especialmente jovens.
Na cerimônia deste domingo, será canonizado ao lado de Pier Giorgio Frassati, jovem italiano que morreu de poliomielite na década de 1920 e também é referência para a juventude católica.
Continua depois da publicidade