A dimensão incomum do nariz foi suficiente para eternizar seu nome / Reprodução
Continua depois da publicidade
O recorde de maior nariz humano já registrado permanece imbatível desde o século 18. Thomas Wedders, artista circense inglês, entrou para a história ao carregar no rosto um nariz que teria chegado a 19 centímetros de comprimento. Desde então, ninguém superou a marca, reconhecida pelo Guinness World Records.
Nascido em meados da década de 1730, Wedders, também chamado de Thomas Wadhouse, se apresentava em espetáculos na Inglaterra.
Continua depois da publicidade
Sua fisionomia chamava multidões e o transformava em uma das grandes curiosidades da época. Apesar da possibilidade de exageros comuns em atrações circenses, a dimensão incomum do nariz foi suficiente para eternizar seu nome.
O artista viveu até cerca de 50 anos, falecendo no início da década de 1780. Mesmo após sua morte, sua aparência continuou a despertar fascínio.
Continua depois da publicidade
Uma escultura de cera do seu rosto foi exposta no museu Ripley’s Believe It or Not!, dedicado a fenômenos e fatos extraordinários.
Na comparação com os tempos modernos, a diferença impressiona. O turco Mehmet Özyürek, que morreu em 2023, possuía o maior nariz registrado nos últimos anos, com 'meros' 8,8 centímetros, menos da metade da medida atribuída a Wedders.
Além do destaque no Guinness, o caso de Thomas foi mencionado no livro “Anomalias e Curiosidades da Medicina”, publicado quase um século depois de sua morte, como exemplo de raridade médica.
Continua depois da publicidade
Indo além da aparência, o livro ainda sugere que ele possuía algum tipo de deficiência intelectual, destacando que “Esse homem faleceu como havia vivido, em um estado mental que só pode ser descrito como a mais abjeta idiotice”