Embora seja uma residência particular, parte do palácio é aberta em determinados períodos do ano / Divulgação/ Architectural Digest
Continua depois da publicidade
No coração de Vadodara, na Índia, está a maior residência privada do planeta — o grandioso Palácio Lakshmi Vilas, uma propriedade que desafia qualquer noção de escala. Com impressionantes 2,8 milhões de metros quadrados, a construção é 36 vezes maior que o Palácio de Buckingham, em Londres, e conta com 170 cômodos, jardins monumentais e até campo de golfe.
Apesar da dimensão quase surreal, o palácio é habitado por apenas quatro pessoas: o marajá Samarjitsinh Gaekwad, sua esposa Radhikaraje e as duas filhas do casal, representantes da família real Gaekwad, que governou a região até a independência da Índia.
Continua depois da publicidade
'O Palácio Lakshmi Vilas pertence, em última análise, ao povo da Índia. Temos a sorte de poder chamá-lo de lar', afirmou o marajá em entrevista à revista Architectural Digest. Já Radhikaraje, que vive no local há 23 anos, revela que a rotina ainda é cheia de descobertas:
A dimensão do palácio é maior que a vida.'
Continua depois da publicidade
Construído em 1878, o palácio foi projetado inicialmente pelo arquiteto britânico Major Charles Mant e finalizado por Robert Fellowes Chisholm após a morte do primeiro.
A residência mistura estética europeia e cultura indiana. Entre os ambientes mais impressionantes estão:
Salão Haathi (Elefante) — decorado em tons de azul e dourado, projetado para que o rei pudesse descer de seu elefante diretamente no espaço interno;
Continua depois da publicidade
Salão Durbar — adornado com mosaicos venezianos, vitrais belgas e artesanato indiano, com imagens de divindades hindus como Rama, Sita e Bala Krishna.
Os jardins foram projetados pelo paisagista britânico William Goldring e a propriedade inclui ainda um antigo poço de degraus da era Mughal.
Mesmo com tanta imponência, a família faz questão de reforçar o caráter íntimo do espaço.
'É fácil se perder na imponência. Mas este é nosso lar', afirma Radhikaraje.
Continua depois da publicidade
Embora seja uma residência particular, parte do palácio é aberta em determinados períodos do ano. Festivais, mostras culturais e apresentações artísticas permitem que visitantes conheçam ambientes da propriedade e parte de sua história.
Segundo a Architectural Digest, estas são as maiores residências globais:
Palácio Lakshmi Vilas (Vadodara, Índia) – 2,8 milhões m²
Ak Saray – Palácio Branco da Turquia (Ancara, Turquia) – 288.000 m²
Istana Nurul Iman (Brunei) – 204.400 m²
Palácio Apostólico (Cidade do Vaticano) – 157.000 m²
Palácio do Quirinal (Roma, Itália) – 111.484 m²
Palácio Umaid Bhawan (Jodhpur, Índia) – 93.000 m²
Palácio de Buckingham (Londres, Reino Unido) – 77.000 m²
Palácio de Versalhes (Versalhes, França) – 67.000 m²
Antilia (Mumbai, Índia) – 37.000 m²
Biltmore Estate (Asheville, EUA) – 16.000 m²
Mansão Safra (São Paulo, Brasil) – 10.900 m²