X
Mundo

Cientistas de Portugal testam vacina para Covid em forma de iogurte e suco

Cientistas do IPP (Instituto Politécnico do Porto), em Portugal, estão desenvolvendo uma vacina contra Covid-19 comestível

Vacina / Divulgação/ Agência Brasil

Cientistas do IPP (Instituto Politécnico do Porto), em Portugal, estão desenvolvendo uma vacina contra Covid-19 comestível, que poderá ser ingerida em forma de iogurte ou suco de fruta.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Em entrevista à agência Lusa, Rúben Fernandes, um dos responsáveis do Laboratório de Biotecnologia Médica e Industrial da instituição, a vacina está na primeira fase de testes, a de estudos in vitro e. Em breve, eles planejam começar os testes em animais.

De acordo com uma nota do IPP, a potencial imunização tem como base extrato de cenoura geneticamente modificado para estimular a imunidade celular -ao contrário das vacinas tradicionais, que estimulam a produção de anticorpos, chamada de imunidade humoral.

Segundo Fernandes, o produto poderá ser usado com as vacinas convencionais, potencializando-as.

A expectativa dos pesquisadores é ter a vacina em iogurte pronta dentro de seis meses a um ano. Para o imunizante em suco, o prazo é mais longo, explicou Fernandes, porque as plantas modificadas têm de crescer e dar frutos antes de serem transformadas na bebida.

O cientista disse ainda que, apesar de estar sendo desenvolvida para combater a covid-19, essa tecnologia poderá ser usada para tratar outras doenças infecciosas.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Polícia Civil desmonta laboratório de drogas em São Vicente

Durante ação em combate ao tráfico, equipe apreendeu grande quantidade de crack, cocaína, lança-perfume e maconha 

Santos

Condomínio é multado em mais de R$ 4 mil após zelador despejar tinta e atingir canal de Santos

Funcionário foi identificado pelas câmeras do CCO ao descartar a substância na rede pluvial na Praça Washington, no José Menino

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software