Mundo

Cientistas chineses encontram fragmentos raros no lado oculto da Lua

As amostras trazidas pela missão Chang'e-6 revelam meteorito rico em água que nunca foi visto antes no satélite da Terra

Giovanna Camiotto

Publicado em 22/10/2025 às 22:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A descoberta ajuda a entender impactos primordiais no Sistema Solar / Freepik

Continua depois da publicidade

A face oculta da Lua, que sempre despertou curiosidade, acabou de revelar um segredo inesperado. Cientistas chineses, com amostras trazidas pela missão Chang’e-6, descobriram um material extraterrestre que nunca tinha sido encontrado na Lua.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O achado é de um tipo raro de meteorito chamado condrito carbonáceo do tipo Ivuna (CI). Esses meteoritos são ricos em água e compostos voláteis, mas tão frágeis que dificilmente sobreviveriam à passagem pela atmosfera terrestre. Eles podem ter ajudado a trazer água e outros elementos para a Lua e até para a Terra.

Continua depois da publicidade

Os pesquisadores analisaram mais de 5.000 fragmentos do solo lunar da bacia Sul-Polo Aitken, usando microscopia eletrônica e espectrometria de massa. Sete desses fragmentos tinham composições químicas diferentes de tudo que já se conhecia na Lua ou na Terra, confirmando sua origem extraterrestre.

Segundo os cientistas, os meteoritos sobreviveram graças a impactos que os resfriaram rapidamente, evitando que se destruíssem. Este é o primeiro registro de CI condritos na Lua e ajuda os cientistas a entender melhor a história do Sistema Solar e a origem de água em nosso satélite.

Continua depois da publicidade

Futuras missões à Lua poderão trazer mais respostas sobre como esses raros meteoritos influenciaram a presença de água e outros elementos voláteis.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software