Veículos contarão com carregadores USB, cabines separadas para motoristas, entre outras coisas / Governo do Chile/Divulgação
Continua depois da publicidade
A cidade de Copiapó, na região do Atacama, no Chile, será a primeira da América do Sul a ter o transporte público 100% elétrico, por conta do Plano de Modernização do Transporte Público, apresentado esta semana pelo governo.
Além dos ônibus, a iniciativa conta com o desenvolvimento de infraestrutura de carregamento para abastecimento da frota, por meio de um sistema de gerenciamento de baterias, com um mínimo de 30 carregadores e uma potência mínima exigida de 4,5 MW.
Continua depois da publicidade
O sistema moderno que será implementado em Copiapó contará com 121 novos ônibus elétricos, distribuídos em 12 rotas iniciais, que operarão das 5h00 às 22h00, aproximadamente, com a opção de ampliação do serviço conforme as necessidades da comunidade.
De acordo com o governo, os veículos contarão com carregadores USB, cabines separadas para motoristas, câmeras de segurança, entradas baixas, ar-condicionado, acessibilidade universal, entre outros recursos.
Continua depois da publicidade
O contrato foi aprovado em 3 de fevereiro de 2025, e a empresa de transporte de passageiros Nueva Copiapó 1 SpA terá até o final do ano para iniciar suas operações.
A unidade da Marcopolo em São Mateus, no Espírito Santo, atingiu um importante marco ao realizar sua primeira exportação de um micro-ônibus da marca Volare, o modelo Fly 10 Limousine, que foi encomendado pela empresa Ciudad de Pilar, no Paraguai, sob a intermediação da concessionária local, a Volpy.
O modelo tem capacidade para transportar 31 passageiros em poltronas semileito, todas equipadas com tomadas USB. O assento do motorista é totalmente ergonômico, com amortecimento pneumático, proporcionando maior conforto durante a direção.
Continua depois da publicidade
O Diário do Litoral fez uma matéria sobre o assunto.