X

Mundo

Campanha eleitoral britânica é interrompida após atentados matarem 7

A ação feriu também ao menos 48 pessoas. Três suspeitos de envolvimento no ataque foram mortos em um confronto com a polícia

Folhapress

Publicado em 04/06/2017 às 21:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Atentados mataram sete pessoas / Dominic Lipinsk/Associated Press/Estadão Conteúdo

A campanha eleitoral britânica foi suspensa neste domingo (4), um dia após um atentado terrorista deixar sete mortos em Londres.

A ação feriu também ao menos 48 pessoas. Três suspeitos de envolvimento no ataque foram mortos em um confronto com a polícia.

A interrupção afeta a campanha nacional, mas não as iniciativas locais, como a distribuição de panfletos.

Apesar de não ser o principal tema das eleições deste ano -dominadas pela economia, pelo "brexit" e pelos serviços sociais- a segurança estará inevitavelmente no debate público do restante da semana. O pleito será celebrado na quinta-feira (8).

Os comícios já haviam sido recentemente suspensos quando um homem-bomba matou 22 pessoas durante um show da cantora americana Ariana Grande em Manchester, em 22 de maio.

Em março, um homem atropelou quatro pessoas e esfaqueou um policial nas imediações do Parlamento.

Horas depois do ataque de sábado, o governo declarou que a ação foi de caráter terrorista e, na sequência, a primeira-ministra conservadora, Theresa May, convocou uma reunião da cúpula de segurança.

O prefeito de Londres, o trabalhista Sadiq Khan, tomará parte no encontro. Ele afirmou, durante a manhã, que as eleições não vão ser adiadas devido ao ataque.

May é a favorita ao pleito, mas o apoio a seu partido tem minguado nas últimas semanas, indicando que pode perder assentos. Quando convocou o voto, em abril passado, a perspectiva era de ampliar a maioria parlamentar e ter uma margem mais ampla para negociar o "brexit", nome dado à saída do Reino Unido da União Europeia.

Detalhes

A ação de sábado ocorreu por volta das 22h locais (às 18h em Brasília) quando uma van branca atropelou pedestres na ponte de Londres, que passa sobre o rio Tâmisa. Houve um esfaqueamento na sequência no mercado de Borough, nas imediações.

Testemunhas afirmam ter ouvido os agressores gritarem o nome de Deus em árabe, Allah -o que ainda não prova nenhum vínculo em específico dos agressores.
Vauxhall, a poucos quilômetros da ponte, mas as autoridades acreditam que não há relação entre os incidentes.

A polícia acredita que não há outros suspeitos além dos três agressores mortos. Ao menos um deles vestia um colete com explosivos falsos.

Nenhuma organização terrorista reivindicou o ataque. O atentado em Manchester havia sido clamado pela facção radical Estado Islâmico.

Houve também um esfaqueamento no bairro de Vauxhall, a poucos quilômetros da ponte, mas as autoridades acreditam que não há relação entre os incidentes.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Prêmios da Lotofácil e Quina saem para Santos e São Vicente; saiba quanto e lotéricas

Os sorteios foram realizados na noite desta terça-feira (23). Confira os resultados

Cultura

Primeiro festival de sanduíche de pão de cará tem inscrições abertas

Padarias e confeitarias da Baixada Santista podem participar do evento criando sanduíches com a iguaria tipicamente santista

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter