Quem planeja visitar Machu Picchu, no Peru, deve se preparar para um aumento no valor do ingresso / Pixabay
Continua depois da publicidade
Quem planeja visitar Machu Picchu, no Peru, deve se preparar para um aumento no valor do ingresso. O Ministério do Comércio Exterior e Turismo (Mincetur) anunciou que, a partir de 1º de maio, haverá uma taxa adicional para financiar obras de conservação e melhorias no acesso ao sítio arqueológico, um dos destinos mais procurados por turistas brasileiros.
Segundo a ministra do Comércio Exterior e Turismo, Teresa Mera Gómez, turistas estrangeiros pagarão 11 soles a mais no valor da entrada. Já os visitantes peruanos terão um acréscimo menor, de 5 soles.
Continua depois da publicidade
Atualmente, o ingresso para Machu Picchu custa 152 soles para estrangeiros, o equivalente a cerca de US$ 40 (aproximadamente R$ 230, conforme a cotação). Com o reajuste, o valor final pode variar de acordo com o circuito e o tipo de visita escolhidos.
De acordo com o Mincetur, os recursos arrecadados atualmente não são suficientes para garantir a conservação do parque arqueológico, nem a manutenção das vias de acesso utilizadas diariamente por milhares de visitantes.
Continua depois da publicidade
Vila de pedra revela cachoeiras e noites inesquecíveis na 'Machu Picchu brasileira'
A decisão de reajuste, segundo o governo peruano, foi aprovada ainda em 2022 pela Unidade de Gestão de Machu Picchu, mas só agora será implementada.
A ministra garantiu que o valor adicional pago pelos turistas será utilizado exclusivamente para a conservação da área natural protegida, além de melhorias na infraestrutura e na experiência dos visitantes.
Continua depois da publicidade
“O objetivo é assegurar a sustentabilidade do parque arqueológico e preservar Machu Picchu para as próximas gerações”, afirmou.