ARGENTINA

Brasileiro é detido após tentar assassinar Cristina Kirchner; vídeo

O brasileiro Andrés Sabag Montiel, de 35 anos, tem antecedentes criminais; ele chegou a receber uma advertência da justiça argentina por porte de arma ilegal em 2021

Da Reportagem

Publicado em 02/09/2022 às 09:01

Atualizado em 02/09/2022 às 13:48

Comentar:

Compartilhe:

Momento da tentativa de atentado contra Cristina Kirchner / Reprodução

Um brasileiro foi detido na noite desta quinta-feira (1°) após tentar assassinar Cristina Kirchner, vice-presidente da Argentina, em Buenos Aires. A arma de calibre .38 estava carregada com cinco balas, mas falhou na hora do disparo. Segundo o ministro da Segurança, Aníbal Fernández, o homem seria Fernando Andrés Sabag Montiel, de 35 anos.

O atentado aconteceu quando Kirchner acenava para apoiadores na frente de sua casa, no bairro da Recoleta. A motivação do atentado é desconhecida.

No momento da tentativa de assassinato, ele levanta a mão esquerda, que está com a arma, e tenta atirar. No vídeo, é possível ver que ele chega a engatilhar a pistola, que falha. A Polícia Federal argentina, que estava cuidando da segurança de Cristina, o deteve.

De acordo com o jornalista Ariel Palácios, da GloboNews, o brasileiro circulava no meio do grupo de militantes kirchneristas que estavam na porta do prédio onde reside a vice-presidente. 

Kirchner, que está em meio a um julgamento por acusação de corrupção, conta com uma equipe de segurança de 100 policiais federais.

Em pronunciamento ao vivo na televisão, o presidente do país, Alberto Fernández, decretou feriado nacional na sexta-feira (2). "Não há chance de violência coexistir com democracia", afirmou o líder argentino.

O suspeito tem antecedentes 
Fernando Andrés Sabag Montiel, de 35 anos, nasceu em São Paulo, mas não é filho de brasileiros, e se mudou para Argentina em 1993. Em meados de 2021, ele chegou a receber uma advertência da justiça argentina por porte de arma ilegal em sua casa, no bairro de La Paternal, em Buenos Aires. Na ocasião, ele alegou que a arma era para sua defesa pessoal.

Ainda na quinta-feira, o ministro brasileiro Carlos França disse ao blog de Andréia Sadi que o Itamaraty busca confirmar informações sobre o autor da tentativa de atentado.


 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Esportes

Quanto vale o ouro? Saiba a premiação de cada medalha olímpica

Valor teve uma evolução de 40 % em comparação a Tóquio 2020

Cotidiano

Concurso da Prefeitura de Santos tem salários de até R$ 10 mil; veja vagas

As inscrições para o concurso público vão até o dia 18 de julho

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter