X

Mundo

Bolívia prende técnico aeronáutico e o acusa de homicídio em voo da Chape

De acordo com as investigações, Joons Miguel Teodovich Ponce não observou tudo que era referente a um plano de voo internacional

Folhapress

Publicado em 21/01/2017 às 12:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Justiça boliviana prendeu o técnico aeronáutico e o acusou de homicídio no voo da Chape / AFP

O Ministério Público da Bolívia ordenou a apreensão de Joons Miguel Teodovich Ponce, técnico da AASANA (Administração de Aeroportos e Serviços Auxiliares à Navegação Aérea) por não cumprir o estabelecido no manual de funções da Direção Geral de Aeronáutica Civil.

De acordo com as investigações da queda do avião da Lamia que levava o voo da Chapecoense, Toedovich, como supervisor de tráfego aéreo da AASANA, não observou tudo que era referente a um plano de voo internacional do transporte de passageiros.

"Teodovich apresentou ontem o seu testemunho ante a comissão de fiscais e ao fim foi notificado com a ordem de apreensão em decorrência do acidente com o avião da Lamia", afirmou Freddy Larrea Melgar, procurador departamental de Santa Cruz de la Sierra.

"A procuradoria apresentará ante a autoridade jurisdicional a imputação formal contra Teodovic por cometer os delitos de lesões gravíssimas, homicídio culposo e desastre no meio de transporte aéreo".

Dentro das investigações realizadas na Bolívia, o diretor-geral da Lamia, Gustavo Vargas Gamboa, foi preso acusado de diversos crimes, entre eles o de homicídio culposo.

Na AASANA também trabalhava a técnica Celia Castedo, responsável por revisar o plano de voo do avião da Lamia, mas ela deixou a Bolívia e pediu asilo no Brasil. Ela já foi ouvida no país pelas autoridades colombianas que investigam o caso. Os promotores acusaram Castedo pelo crime de descumprimento de deveres. As autoridades da Bolívia responsabilizam a funcionária por parte do acidente.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Troca de tiros em Praia Grande deixa um ferido

O caso aconteceu na área de mata do bairro Quietude, próximo da Rua Amilca Esteves

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter