Mundo

Bebê 'mais velho do mundo' nasce 'aos 30 anos' após embrião permanecer congelado; veja

A mãe biológica do embrião recorreu ao método de fertilização in vitro em 1994. O procedimento era pouco conhecido e experimental na época

Giovana Vicente

Publicado em 13/08/2025 às 10:50

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O processo foi demorado e complexo. Foto meramente ilustrativa / Crédito: Freepik

Continua depois da publicidade

No dia 26 de julho, nasceu o bebê mais velho do mundo! Sim, Thaddeus Daniel Pierce nasceu do embrião que permaneceu 30 anos congelado. A mãe biológica do embrião, Linda Archerd, recorreu ao método de fertilização in vitro em 1994. O procedimento era pouco conhecido e experimental na época.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O tratamento resultou em quatro embriões: um foi implantado, resultando no nascimento da filha de Linda, hoje com 30 anos; os outros três ficaram congelados para uso futuro.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Saiba qual é a melhor idade para engravidar, segundo a ciência

• Dia Nacional da Adoção: quais as regras para 'escolher' um filho no Brasil?

• Casal de mulheres relata processo de fertilização in vitro

Por anos, Linda guardou os embriões congelados, pagando uma taxa anual que chegava a mil dólares. Mesmo depois de se divorciar e entrar na menopausa, ela não quis descartá-los nem doar para pesquisa.

Por motivos pessoais e religiosos, decidiu participar de um programa de “adoção de embriões”, onde teria a chance de conhecer a família que receberia os bebês.

Continua depois da publicidade

Assista também um vídeo do canal de Mariana Betioli sobre este tema:

Processo difícil

O processo foi demorado e complexo, pois as clínicas às quais ela recorreu se recusavam a realizar o procedimento devido à idade dos embriões. Além disso, a forma como eles foram armazenados seguia uma técnica antiga, conhecida por “congelamento lento”, que, quando realizada, apresenta menor taxa de sucesso na fecundação.

O tratamento foi feito na clínica Rejoice Fertility, no Tennessee, conduzido pelo médico endocrinologista reprodutivo John Gordon.

Continua depois da publicidade

A equipe do médico aceitou o que seria um grande desafio para a ciência: o descongelamento de embriões que ficaram preservados por três décadas. Dos três embriões descongelados, dois foram transferidos para o útero de Lindsey, e um se desenvolveu até o nascimento.

Nos Estados Unidos, não existe um tempo limite para conservar embriões congelados. Hoje, aproximadamente 1,5 milhão deles estão armazenados em tanques de nitrogênio pelo país.

Embora estudos indiquem que o congelamento prolongado possa reduzir a chance de os embriões sobreviverem ao processo, ainda não há uma definição clara sobre os efeitos disso na saúde das crianças que nascem.

Continua depois da publicidade

Linda Archerd, recorreu ao método de fertilização in vitro em 1994 / Fotos: Reprodução
Linda Archerd, recorreu ao método de fertilização in vitro em 1994 / Fotos: Reprodução
Thaddeus Daniel Pierce nasceu do embrião que permaneceu 30 anos congelado
Thaddeus Daniel Pierce nasceu do embrião que permaneceu 30 anos congelado
O casal Lindsey e Tim Pierce, de 35 e 34 anos, recebeu o embrião
O casal Lindsey e Tim Pierce, de 35 e 34 anos, recebeu o embrião

Condições específicas para os pais

Archerd, a doadora dos embriões, queria que os pais fossem um casal cristão, branco, casado e residente nos EUA.

Nesses termos, apareceu o casal Lindsey e Tim Pierce. Aos 35 e 34 anos, respectivamente, eles já tinham passado por diversas tentativas de engravidar.

A mulher, inclusive, chegou a pesquisar sobre adoção de crianças quando descobriu o laboratório que guardava os embriões.

Continua depois da publicidade

Enquanto isso, o casal, na hora de definir seus critérios para receber os embriões, decidiu não limitar nada. E foi assim que, sem saber, acabaram compatibilizados com os embriões congelados em 1994.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software