Após a morte do filho, Atreyu, a artista iniciou uma campanha online para arrecadar fundos com o objetivo de congelar o corpo do menino / Reprodução/Instagram
Continua depois da publicidade
É possível ressuscitar um ser humano por meio da criogenia? Essa é a esperança da atriz australiana Clare McCan, que vive um drama pessoal devastador. Após a morte do filho, Atreyu, a artista iniciou uma campanha online para arrecadar fundos com o objetivo de congelar o corpo do menino — um processo conhecido como criopreservação pós-morte.
A meta da vaquinha virtual é arrecadar 300 mil dólares australianos (cerca de R$ 1,1 milhão) em poucos dias. Até o momento, apenas 3% do valor foi alcançado. Segundo Clare, o procedimento precisa ser realizado com urgência.
Continua depois da publicidade
“Só temos mais uma chance de preservar criogenicamente o corpo dele nos próximos sete dias. Se perdermos essa janela, perdemos também a chance de qualquer possível reanimação futura que a ciência possa oferecer”, explicou a atriz em suas redes sociais.
De acordo com Clare McCan, o filho cometeu suicídio após sofrer intenso bullying na escola. Em uma publicação no Instagram, a atriz fez um desabafo emocionante sobre a tragédia.
Continua depois da publicidade
“Parte meu coração de uma forma que palavras não conseguem expressar. Em um momento de dor insuportável, Atreyu tirou a própria vida. Isso não foi culpa dele. Ele foi abandonado pelo sistema educacional, enquanto sofria uma quantidade horrenda de bullying”.
A criogenia ou criopreservação pós-morte é um processo de congelamento do corpo humano logo após a morte clínica, com o objetivo de impedir a decomposição e manter as estruturas biológicas intactas. O procedimento utiliza nitrogênio líquido a temperaturas de -196°C.
A ideia por trás da criogenia é preservar o corpo até que a ciência do futuro desenvolva formas de reverter a morte e curar doenças. No entanto, não existem evidências científicas concretas de que seja possível reanimar um ser humano após esse tipo de conservação.
Continua depois da publicidade