X

Mundo

Argentina barra acesso de brasileiros alegando 'falso turismo'

Nos últimos dois meses, diversas universitárias relataram terem sido barradas no aeroporto por autoridades argentinas

Folhapress

Publicado em 22/02/2024 às 13:10

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Desde 2004, o Brasil e a Argentina possuem um acordo bilateral que permite aos cidadãos dos dois países um status especial e direito de permanecer em solo estrangeiro por até 90 dias / Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Argentina começa a dificultar o acesso de estrangeiros no país, incluindo brasileiro. Sob a gestão do presidente Javier Milei, a justificativa da imigração é de que seriam 'falsos turistas'.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Desde 2004, o Brasil e a Argentina possuem um acordo bilateral que permite aos cidadãos dos dois países um status especial e direito de permanecer em solo estrangeiro por até 90 dias.

Nos últimos dois meses, diversas universitárias relataram terem sido barradas no aeroporto por autoridades argentinas.

Segundo dados do Itamaraty, pelo menos 10 mil brasileiros são universitários no país.

A resolução argentina afirma que funcionários do setor de imigração estão autorizados a impedir a entrada de qualquer estrangeiro que seja suspeito de não ser apenas turista.

O Ministério do Interior da Argentina informou que todo turista precisa apresentar passagem de volta e ressaltou que os brasileiros não foram deportados, mas sim impedidos de entrar, e caso quiserem voltar à Argentina com documentação correta, serão liberados.

O governo argentino requer que estrangeiros sem residência possuam documento habilitado para viajar, visto (caso necessário) e passagem de ida e volta.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

PROTESTOS

Jogadoras protestam contra retorno de treinador acusado de assédio ao Santos

Kleiton Lima havia deixado o cargo em setembro de 2023, após ser acusado de assédio sexual e moral por 19 jogadoras; Santos recontratou profissional nesta terça

REGIÃO NORTE

Embarcação com vários corpos em decomposição é encontrado no Pará

A Polícia Federal já esta ciente do caso e as investigações já foram iniciadas

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter