X

Mundo

Após manobra, Senado aprova nome de Trump para Suprema Corte

Na votação desta sexta (7), a aprovação de Gorsuch foi defendida por 54 senadores, enquanto 45 votaram contra

Folhapress

Publicado em 07/04/2017 às 17:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

É a maior vitória de Trump desde que ele assumiu a Presidência dos EUA, em janeiro / Divulgação

O Senado dos Estados Unidos confirmou, em votação nesta sexta-feira (7), a indicação de Neil Gorsuch à Suprema Corte do país. É a maior vitória de Trump desde que ele assumiu a Presidência dos EUA, em janeiro.

A votação só ocorreu após manobra dos senadores republicanos na quinta (6), quando foi acionado um mecanismo para mudar as regras da casa e avançar com a confirmação de Gorsuch. O plenário do Senado havia votado para encerrar o debate sobre a nomeação e passar à votação, mas os republicanos precisavam de 60 dos 100 votos para avançar a próxima etapa -o que os democratas, com 45 votos, não permitiram.

Só que a liderança republicana adotou a controversa "opção nuclear", que muda as regras do Senado, permitindo que uma maioria simples (51 dos 100 senadores) encerrasse o debate e iniciasse a votação do indicado à Suprema Corte.

Na votação desta sexta (7), a aprovação de Gorsuch foi defendida por 54 senadores, enquanto 45 votaram contra.

Os republicanos têm a maioria no Senado americano, com 52 senadores contra 48 dos democratas.

Vacância 

O posto ao qual Gorsuch foi confirmado estava vago há 14 meses, desde a morte do juiz Antonin Scalia, em fevereiro de 2016. Até a votação desta sexta (7), a Suprema Corte tinha oito juízes, sendo quatro de tendência mais liberal e quatro, conservadora. Gorsuch pendeu a balança para os conservadores.

Os republicanos, contudo, não se preocuparam em ocupar a posto rapidamente quando Barack Obama indicou, em março de 2016, um substituto para Scalia, o juiz Merrick B. Garland. A maioria conservadora nem sequer levou o seu nome ao debate no Comitê de Justiça do Senado. Os democratas não esqueceram e trouxeram várias vezes o tema à tona durante o processo de Gorsuch.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter