Mundo

Após décadas em órbita, satélite de meia tonelada deve cair na Terra nesta madrugada

A Kosmos 482 foi lançada em 1972 como parte de uma missão para Vênus, porém sofreu uma falha e ficou presa na órbita da Terra.

Ana Clara Durazzo

Publicado em 09/05/2025 às 14:45

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Foto ilustrativa de um satélite na órbita da Terra / Freepik

Continua depois da publicidade

Na noite desta sexta-feira (9), parte de uma nave espacial da era soviética deve retornar a terra. A Kosmos 482 foi lançada em 1972 como parte de uma missão para Vênus, porém sofreu uma falha e ficou presa na órbita da Terra.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Após quase 50 anos, ela está perdendo altitude e deve entrar na atmosfera nesta madrugada. A previsão é de que a nave reentre na atmosfera da Terra por volta das 03h26 da manhã (horário de Brasília).

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Asteroide monitorado pela NASA pode atingir a América do Sul em 2032; entenda

• Nasa encontra 'asteroide do apocalipse' e ele pode colidir com a terra; entenda

• NASA monitora satélite que cairá sobre a Terra em breve; saiba os riscos

Segundo a Agência Espacial Europeia (ESA), a queda pode acontecer até 4,5 horas antes ou depois desse horário. No entanto, o momento específico é extremamente difícil de precisar.

No ano passado, a Nasa monitorou um satélite que caiu na atmosfera terrestre, porém esse se desintegrou em uma manobra controlada.

Continua depois da publicidade

Estrutura

A espaçonave pesa quase 500 kg e é preparada para resistir a alta pressão atmosférica e o calor extremo.

Por isso os especialistas acreditam que ela possa sobreviver a uma descida descontrolada pela atmosfera da Terra. Originalmente o módulo tinha um paraquedas, porém tudo indica que esse sistema se desprendeu.

Segundo cientistas, o formato do objeto é quase esférico, o que facilitaria o estudo da reentrada e do atrito com a atmosfera. Fatores como a atividade do Sol e a densidade da atmosfera também influenciam na velocidade da reentrada. 

Continua depois da publicidade

Área de possível queda

Segundo simulações feitas pelo programa Caixa de Ferramentas Astrodinâmica da Universidade Técnica de Delft, a estrutura pode cair em qualquer ponto entre as latitudes 52° norte e sul, incluindo o Brasil.

Porém, a chance desse objeto atingir áreas habitadas é baixa, visto que a maioria desses satélites acaba caindo no oceano ou em regiões isoladas.

Importância

O retorno da Kosmos-482 pode ajudar a entender melhor como objetos se comportam ao reentrar na atmosfera terrestre. Essas pesquisas podem ajudar a tornar futuras reentradas mais seguras e previsíveis.
 

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software