Passageiros citaram incômodo com poltronas reclináveis em testes da companhia / Pexels
Continua depois da publicidade
A companhia aérea canadense WestJet anunciou uma nova configuração em parte de sua frota, que passará a cobrar pelo direito de reclinar o assento. A mudança faz parte da modernização de 43 aeronaves modelos Boeing 737-8 MAX e 737-800, adquiridas de antigas companhias como Swoop, Lynx e Sunwing.
Segundo a empresa, os assentos da classe econômica padrão terão reclinação fixa, medida que, segundo a WestJet, visa preservar o espaço pessoal entre os passageiros. Em contrapartida, as cabines Premium e Extended Comfort manterão a opção de reclinar, mediante tarifa mais alta.
Continua depois da publicidade
“Em nossos testes com passageiros, metade indicou preferir uma reclinação fixa para evitar o impacto da invasão de espaço por outros passageiros”, disse um representante da empresa à ABC News. Veja mais na galeria abaixo.
A companhia ressaltou que as aeronaves reformadas representam “menos de um terço da frota de fuselagem estreita” e que a primeira unidade modernizada deve entrar em operação ainda este mês. Todas as demais devem ser concluídas até o início de 2026.
Continua depois da publicidade
Além dos novos assentos, a WestJet anunciou melhorias nos encostos de cabeça, apoios lombares e almofadas, além da instalação de Wi-Fi de alta velocidade gratuito para membros do programa WestJet Rewards. Cozinhas e lavatórios também serão atualizados.
A reconfiguração permitirá adicionar uma fileira extra de assentos, o que reduz o custo por passageiro e ajuda a manter as tarifas mais acessíveis, estratégia típica das companhias aéreas de baixo custo.
Confira a experiência do Carioca no Mundo em um voo de baixo custo da WestJet.
Continua depois da publicidade