X

Mundo

Afeganistão confirma morte do líder dos talibãs no Paquistão

Os serviços secretos afegãos confirmaram hoje (22) que o mulá Akhtar Mansur, chefe dos talibãs afegãos, foi morto em um ataque aéreo com drones das forças norte-americanas no Paquistão

Agência Brasil

Publicado em 22/05/2016 às 16:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Esta é a primeira confirmação oficial da morte do mulá Mansur, que chefiava os talibãs afegãos desde o verão passado depois do anúncio da morte do mulá Omar, fundador do movimento islâmico / Reprodução

Os serviços secretos afegãos confirmaram hoje (22) que o mulá Akhtar Mansur, chefe dos talibãs afegãos, foi morto em um ataque aéreo com drones das forças norte-americanas no Paquistão.

"O mulá Akthar Mansur foi vigiado durante um determinado tempo [...] até se tornar um alvo juntamente com outros guerreiros em um veículo [...] e ser morto no Paquistão", afirmou em um comunicado a National Directorate of Security.

Esta é a primeira confirmação oficial da morte do mulá Mansur, que chefiava os talibãs afegãos desde o verão passado depois do anúncio da morte do mulá Omar, fundador do movimento islâmico.

Hoje, o secretário de Estado norte-americano John Kerry afirmou na Birmânia que o mulá Akhtar Mansur foi alvo de um ataque aéreo norte-americano porque representava uma "ameaça" para as forças norte-americanas e afegãs e para os civis afegãos.

Washington tinha anunciado no sábado que os Estados Unidos tinham "provavelmente" matado em um ataque aéreo no Paquistão o líder dos talibãs afegãos.

O ataque foi feito com vários drones (aviões não tripulados) das forças especiais norte-americanas em uma zona remota na fronteira do Afeganistão com o Paquistão, a sudoeste da cidade de Ahmad Wal.

Desde o final da missão de combate da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) no Afeganistão, as forças norte-americanas têm teoricamente um papel de aconselhamento e de assistência às forças afegãs.

O mulá Akhtar Mansur tinha assumido oficialmente a liderança dos talibãs afegãos em julho de 2015, tendo sucedido ao mulá Omar.

Em dezembro de 2015, fontes afegãs e paquistanesas tinham indicado que o mulá Mansur tinha ficado gravemente ferido ou mesmo morrido em uma troca de tiros durante uma reunião de responsáveis talibãs no Paquistão. Posteriormente, a morte de Mansur foi desmentida.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Troca de tiros em Praia Grande deixa um ferido

O caso aconteceu na área de mata do bairro Quietude, próximo da Rua Amilca Esteves

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter