Mundo

Aeroportos na Ásia retomam protocolos da pandemia após surto do vírus Nipah na Índia

Tailândia e Taiwan reforçam a segurança sanitária nos terminais para evitar a entrada de casos importados da doença

Nathalia Alves

Publicado em 27/01/2026 às 16:55

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Medida ocorre após a confirmação de cinco casos entre profissionais de saúde indianos e alerta da OMS sobre o vírus. / Reprodução/Freepik

Continua depois da publicidade

Aeroportos de países asiáticos reforçaram os protocolos de segurança e vigilância em saúde após a confirmação de cinco casos do vírus Nipah no estado de Bengala Ocidental, na Índia, de acordo com informações divulgadas pela CNN.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Tailândia, Nepal e Taiwan voltaram a adotar checagens semelhantes às realizadas durante a pandemia de Covid-19, com monitoramento de passageiros nos terminais.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Nova pandemia? Variante 'Frankenstein' já responde por 1 em cada 5 casos no mundo

• Nova cepa do coronavírus evolui e acende alerta para possível nova pandemia

• Mais uma 'vítima' da pandemia, shopping gigante de São Paulo fecha as portas

Segundo a emissora, autoridades de saúde indianas tentam tranquilizar a população e afirmam que a situação está sob controle. Os casos confirmados até o momento envolvem profissionais da área da saúde.

Na China, a emissora estatal CCTV informou nesta terça-feira (27), citando a agência nacional de controle de doenças, que não há registros de infecção pelo vírus no país. Ainda assim, as autoridades alertam para o risco de casos importados.

Continua depois da publicidade

O vírus Nipah já foi identificado em outras ocasiões no Sudeste Asiático. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ele foi descoberto em 1999, durante um surto entre criadores de porcos na Malásia, e desde então é registrado com frequência em países como Bangladesh e Índia.

Trata-se de um vírus zoonótico, transmitido de animais para humanos, podendo também ocorrer contágio por meio de alimentos contaminados ou pelo contato direto entre pessoas.

Conteúdos Recomendados

©2026 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software