Mundo

Aeroporto brasileiro é um dos 10 melhores do mundo, aponta ranking

Localizado no Distrito Federal, o terminal subiu uma posição em relação ao ano passado e ocupa agora o 4º lugar na classificação geral

Ana Clara Durazzo

Publicado em 08/07/2025 às 08:10

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O aeroporto brasiliense conquistou nota 8,6 em pontualidade dos voos, 8,3 em avaliação dos clientes sobre qualidade do serviço e 8,2 em relação à alimentação e opções de lojas / Divulgação

Continua depois da publicidade

O Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek é o único representante do Brasil entre os dez melhores aeroportos do mundo em 2025, segundo o ranking AirHelp Score, divulgado nesta terça-feira (8). Localizado no Distrito Federal, o terminal subiu uma posição em relação ao ano passado e ocupa agora o 4º lugar na classificação geral.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Referência nacional

O Aeroporto de Brasília recebeu nota 8,6 em pontualidade dos voos, 8,3 na avaliação dos clientes sobre a qualidade dos serviços e 8,2 em relação à oferta de alimentação e lojas, alcançando uma média final de 8,47 no ranking.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Orlando brasileira: obra do aeroporto ligado à 2ª maior rede hoteleira ganha forma

• Conheça os 10 aeroportos mais limpos do mundo em 2025

Com um terminal de 120 mil m², o aeroporto movimenta atualmente mais de 14,8 milhões de passageiros por ano e ocupa a terceira posição entre os mais movimentados do Brasil.

É também o único aeroporto brasileiro com voos diretos para todas as 26 capitais do país, além de manter conexões internacionais com Buenos Aires (Argentina), Lima (Peru), Cidade do Panamá (Panamá), Lisboa (Portugal) e Miami e Orlando (Estados Unidos).

Continua depois da publicidade

Brasil no ranking

Além de Brasília, outros dois aeroportos brasileiros figuram entre os 20 melhores: o Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans, que ficou em 13º lugar (caindo quatro posições em relação ao ranking anterior), e o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, que subiu 23 posições e aparece agora na 17ª colocação.

O Brasil ainda conta com diversos terminais na lista dos 250 melhores do mundo, incluindo:

Fortaleza – Pinto Martins (24º)

Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro/Galeão (29º)

Curitiba – Afonso Pena (46º)

Recife/Guararapes – Gilberto Freyre (47º)

Continua depois da publicidade

São Paulo – Guarulhos (61º)

São Paulo – Congonhas (63º)

Florianópolis – Hercílio Luz (72º)

Continua depois da publicidade

Viracopos – Campinas (73º)

Belo Horizonte/Confins – Tancredo Neves (77º)

Salvador – Luís Eduardo Magalhães (113º)

Continua depois da publicidade

Porto Alegre – Salgado Filho (216º)

Segundo Luciano Barreto, diretor-geral da AirHelp no Brasil, as variações no desempenho dos aeroportos brasileiros refletem, sobretudo, a pontualidade nas partidas e chegadas dos voos. Ele também destacou o impacto das enchentes que forçaram o fechamento temporário do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, o que influenciou sua colocação no ranking.

Liderança global

O Aeroporto da Cidade do Cabo, na África do Sul, lidera o ranking mundial, seguido pelo Aeroporto de Hamad, em Doha (Qatar), e o Aeroporto King Khalid, em Riade (Arábia Saudita).

Continua depois da publicidade

A edição 2025 do AirHelp Score analisou 250 aeroportos de 68 países, com base na experiência de cerca de 13,5 mil usuários. Os critérios avaliados foram: pontualidade dos voos, qualidade do serviço (incluindo equipe, limpeza, acessibilidade e tempo de espera) e qualidade da alimentação e comércio. O levantamento considerou dados entre 1º de junho de 2024 e 31 de maio de 2025.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software