X

Mundo

Acusadas da morte do irmão de Kim Jong-Un tinham rastros de veneno na roupa

O veneno VX é um líquido oleoso incolor, sem cheiro e nem sabor, que leva tempo para evaporar, ataca o sistema nervoso e causa a morte

Agência Brasil

Publicado em 05/10/2017 às 16:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A vietnamita Doan Thi Huong, uma das acusadas do assassinato de Kim Jong-Nam, é escoltada pela poíícia malaia até o tribunal / EFE/ Fazry Ismail

As duas mulheres acusadas de envenenar Kim Jong-nam, meio-irmão do líder norte-coreano, Kim Jong-un, tinham rastros do agente neurotóxico VX em suas roupas, declarou nesta quinta-feira (5), durante o julgamento das mulheres, Raja Subramaniam, diretor do Centro de Armas Químicas da Malásia. A informação é da EFE.

O VX é um líquido oleoso incolor, sem cheiro e nem sabor, que leva tempo para evaporar, ataca o sistema nervoso e causa a morte. É considerado pelas Nações Unidas como uma arma de destruição em massa, e a sua produção e armazenamento foi proibida em 1993.

Subramaniam apontou que foram detectados rastros degradados do VX nas camisas das acusadas, a indonésia Siti Aisyah e a vietnamita Doan Thi Houng, únicas detidas pelo crime até agora.

O testemunho do especialista aconteceu na quarta audiência do processo, que será prorrogado, pelo menos, até o final de novembro e em que a promotoria chamará mais de 100 testemunhas com as quais pretende provar a "intenção de matar" das mulheres, afirma o jornal The Straits Times.

As duas acusadas, que se declararam inocentes durante a abertura do julgamento na última segunda-feira,  podem pegar a pena de morte se forem condenadas.

Histórico

No dia 13 de fevereiro, Kim Jong-nam estava prestes a viajar para Macau, onde residia no exílio, quando duas mulheres invadiram o terminal de saída do Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur e passaram o veneno no rosto dele.

A autópsia realizada pelos legistas malaios determinou que o cadáver continha resíduos do referido tóxico nos olhos, urina e sangue e em objetos pessoais. As duas acusadas afirmaram durante os interrogatórios que acreditavam estar participando de uma brincadeira em um programa de televisão e que o líquido utilizado era óleo para bebês.

A defesa questiona a exposição ao VX por parte das acusadas, já que nem elas e outras pessoas que tiveram contato direto com o corpo contaminado da vítima sofreram sintomas de envenenamento.

Elas falaram para as autoridades que um grupo de quatro homens, que supostamente orquestrou o incidente, pagou US$ 80 para cada uma para participar da ação que culminou com a morte de Kim.
Os homens, que foram identificados como norte-coreanos pela polícia malaia, deixaram o país mo mesmo dia do assassinato e estão em um paradeiro desconhecido.

O tribunal se recusou a publicar as identidades e nacionalidades destas quatro pessoas, também acusadas pelo assassinato. Os serviços de inteligência da Coreia do Sul e dos Estados Unidos atribuíram o crime a agentes norte-coreanos.

Já Pyongyang sustenta que Kim morreu de um ataque cardíaco e acusa as autoridades malaias de conspirar com os seus inimigos, ao mesmo tempo que insiste em identificar a vítima como Kim Chol, nome que estava no passaporte da vítima.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Santos investe em drones de alta performance para o combate a dengue

Mais de 5 mil casos da doença já foram registrados na Baixada Santista neste ano

Cotidiano

Troca de tiros em Praia Grande deixa um ferido

O caso aconteceu na área de mata do bairro Quietude, próximo da Rua Amilca Esteves

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter