X

Mundo

Acidentado no México, E190 é o segundo maior jato da Embraer

O E190 é o segundo maior jato comercial fabricado pela Embraer, e voou pela primeira vez em 2004

Folhapress

Publicado em 02/08/2018 às 17:17

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O modelo que se acidentou no México era operado pela Aeroméxico Connect / Divulgação

Um acidente no México envolvendo um avião da Embraer nesta semana colocou o E190 em destaque no noticiário -especialmente pelo fato de as 103 pessoas a bordo terem sobrevivido.

O E190 é o segundo maior jato comercial fabricado pela Embraer, e voou pela primeira vez em 2004. No ano seguinte, estreou pela low-cost americana JetBlue, uma das principais operadoras do modelo, mas que recentemente anunciou a opção pelo rival Airbus A220 para renovar sua frota de Embraers.

O modelo que se acidentou no México era operado pela Aeroméxico Connect, braço regional da principal aérea mexicana, e havia sido entregue em 2008.

Com capacidade entre 96 e 114 passageiros, o E190 é figura frequente na frota de divisões regionais de grandes companhias, como Air Canada, American Airlines, KLM e Lufthansa.

No Brasil, ele é utilizado pela Azul, que tem em sua frota nove E190 ativos -seu irmão maior, o E195, é o preferido da companhia aérea brasileira.

Sua autonomia de 4.537 km permite, por exemplo, que a partir de Brasília toda a América do Sul esteja em seu raio de alcance. Se o ponto de referência for Paris, o E190 alcança toda a Europa, o norte da África e a porção oeste da Rússia.

Em abril deste ano, a Embraer entregou para a companhia norueguesa Widerøe a primeira unidade da segunda geração do E190, conhecida pelo E2 adicionado ao nome.

As melhorias incluem uma nova asa com aerodinâmica avançada, novos motores e trem de pouso. O consumo é 17,3% menor em relação à primeira geração.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

LUTA PELA SAÚDE

Cubatão tem Dia D de combate à dengue nesta sexta

Conheça as práticas tomadas pelo município para o combate do mosquito responsável pela transmissão da enfermidade

Polícia

Tarcísio diz que quem confrontar PM na Baixada Santista 'vai se dar mal'

Ele disse que governo "não quer o confronto", mas garantiu que a polícia está preparada para enfrentar os criminosos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter