Mongaguá ganha 1º semáforo quase um século após Santos / Divulgação/Prefeitura de Mongaguá
Continua depois da publicidade
Nesta terça-feira (16), Mongaguá entrou para a história da mobilidade urbana da Baixada Santista ao instalar o primeiro semáforo do município. O equipamento, localizado na Avenida São Paulo, em frente à Feira de Artesanato do Centro, contará com sinalização para veículos e pedestres e deve começar a operar nos próximos dias.
Continua depois da publicidade
Enquanto Mongaguá acaba de ganhar seu primeiro semáforo, após 65 anos de emancipação do município, o primeiro equipamento da Baixada Santista está prestes a completar um século. Instalado na década de 1930, na Praça Ruy Barbosa, em Santos, no cruzamento das ruas General Câmara e Frei Gaspar, o semáforo foi um marco histórico para a cidade.
De acordo com Jornal Perspectiva, a chegada dessa tecnologia foi impulsionada pelo crescimento da frota de veículos e, consequentemente, pelo aumento de acidentes, resultado tanto da quantidade de carros quanto da inexperiência dos motoristas.
Continua depois da publicidade
Até meados da década de 1920, o trânsito era controlado apenas por agentes, que acabaram se tornando vítimas frequentes de atropelamentos. Diante da gravidade da situação, a Câmara de Santos aprovou a instalação dos primeiros semáforos, transformando a mobilidade urbana da época.
Enquanto as cidades vizinhas já modernizaram seus sistemas viários ao longo das décadas, Mongaguá seguiu até hoje sem o uso desse equipamento. Isso reflete as características urbanas do município, que sempre teve menor fluxo de veículos em comparação a cidades vizinhas como Praia Grande e Santos. Porém, com o crescimento populacional e o aumento no número de turistas, a realidade mudou.
Continua depois da publicidade