12 de Setembro de 2024 • 13:36
Rodrigo Casa Branca (União) já atuou como vereador de Mongaguá em dois mandatos / Divulgação
Os nomes dos candidatos às nove prefeituras da Baixada Santista já foram divulgados pelo TSE. O que resta ao eleitor é conhecer quais propostas estão sendo apresentadas por eles. Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, Segurança, e outros assuntos fazem parte do interesse público.
Por isso, a reportagem do Diário do Litoral lança uma série de entrevistas com os 45 prefeituráveis da Baixada Santista para saber quais são os planos para a Região nos próximos anos.
Por isso, a reportagem do Diário do Litoral conversou com o candidato Rodrigo Casa Branca (União) que tenta ocupar a cadeira do Executivo de Mongaguá. O empresário Rodrigo Cardoso Biagioni tenta ser prefeito, aos 44 anos, pela quarta vez. O prefeiturável já atuou como vereador da cidade em dois mandatos - 2012 e 2016.
Rodrigo Casa Branca: “Vamos implantar o Programa "Saúde da Mulher", focado na prevenção e no cuidado. Criaremos a Casa Azul para atendimento especializado ao
Transtorno do Espectro Autista (TEA). Teremos de volta o Laboratório de Análises Clínicas 24h. O Centro de Fisioterapia e o Banco de Leite Materno também serão prioridades, assim como a descentralização da farmácia popular, para garantir que todos tenham acesso aos medicamentos. Para os idosos e pessoas com dificuldade de locomoção, o programa "Remédio em Casa". Vamos levar a saúde mais perto da população com o programa "Saúde no Bairro" e ampliar a rede odontológica. A reabertura definitiva da Maternidade e do Hospital Municipal, oferecendo atendimento completo e humanizado. E, para garantir mais eficiência, o projeto "Mongaguá na Palma da Mão" permitirá que todos agendem consultas e acompanhem o atendimento de forma digital pelo celular. Nosso compromisso é uma saúde mais acessível e humana para todos”.
Casa Branca: “Vamos priorizar o Atendimento Educacional Especializado, com a criação dos Núcleos de Apoio PCD "Acolher" e o Projeto Inclusivo de Esportes para alunos PCD. Valorizaremos os profissionais da educação com capacitação contínua e plano de carreira. Investiremos em recursos tecnológicos nas escolas, garantindo salas de informática e modernização dos prédios, além de implementar o Diário de Classe on-line, integrado ao "Mongaguá na Palma da Mão". Vamos definir critérios claros de avaliação para todos os segmentos da rede de ensino e ampliar o número de escolas. Também vamos criar três Centros Educacionais Esportivo e Cultural (CEEC). Ampliaremos as vagas nas creches. A unificação das secretarias de esporte e cultura (SEDUC) será um passo estratégico para otimizar recursos e melhorar o atendimento. Segurança nas escolas e transporte
escolar também são prioridades para garantir um ambiente seguro e acessível para todos os estudantes”.
DL - Há ações no Plano de Governo para as áreas de Meio Ambiente e Saneamento?
Casa Branca: “Vamos implementar uma gestão eficiente de resíduos sólidos, com a criação de Ecopontos para descarte adequado de entulho, restos de poda, móveis e estofados, além do incentivo ao programa "Cavalo de Lata", que promoverá a coleta porta a porta de recicláveis por meio de bicicletas adaptadas. A preservação e ampliação de áreas verdes urbanas serão priorizadas, junto com o "Projeto Pomar", que prevê o plantio de árvores frutíferas nas marginais da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega. Em paralelo, promoveremos a educação ambiental para conscientizar a população sobre a importância da conservação. No saneamento básico, ampliaremos e melhoraremos os sistemas de abastecimento de água potável e manejo de águas pluviais, com rigorosa fiscalização do tratamento e combate ao despejo irregular de esgoto. Vamos incentivar o uso de energias renováveis, como solar, eólica e biomassa, para tornar Mongaguá uma cidade mais sustentável e responsável com o meio ambiente”.
Casa Branca: “Vamos implementar o Tarifa Zero, garantindo transporte coletivo gratuito para os munícipes cadastrados. A expansão e integração das redes de transporte público serão uma prioridade, conectando melhor os bairros e promovendo um sistema de transporte mais eficaz. Também investiremos em infraestrutura cicloviária, com o desenvolvimento de ciclovias e ciclofaixas seguras e bem mantidas. Além disso, haverá a priorização dos pedestres, com melhorias nas calçadas, travessias e na acessibilidade em geral. A educação e conscientização serão fundamentais, com campanhas para promover o uso responsável de diferentes modais. Vamos implementar sistemas de monitoramento para avaliar a eficácia dessas políticas e garantir melhorias. Outro ponto importante será a solicitação de recursos aos Governos Estadual e Federal para a construção de uma passagem em nível no bairro Agenor de Campos, resolvendo um dos grandes desafios da mobilidade local”.
Casa Branca: “Implementaremos o programa Guarda Forte, Cidade Segura, que inclui a construção da Base Operacional GCM-EBM. Essa nova base trará eficiência na execução das atividades, melhor coordenação entre as equipes, otimização de recursos, redução de custos operacionais, e maior agilidade na comunicação e tomada de decisões. Além disso, vamos reestruturar e modernizar o Estatuto e o Plano de Carreira da GCM-EBM, valorizando o trabalho dos guardas municipais e reforçando seu compromisso com a segurança da cidade. Para melhorar a vigilância, será implantada a Muralha Eletrônica, um sistema de segurança que utilizará câmeras, sensores de movimento e outras tecnologias para monitorar e proteger Mongaguá. Também haverá a reestruturação da ROMU e a criação da Ronda Ostensiva com Motocicletas (ROMO), Ronda Escolar, Canil da GCM-EBM e o fortalecimento do policiamento comunitário. Essas iniciativas visam a garantir uma cidade mais segura para todos os moradores e visitantes”.
Casa Branca: “Incentivaremos a criação de empregos e o empreendedorismo. Na criação de empregos criaremos o programa de incentivo fiscal às empresas que se instalarem em Mongaguá na contratação de mão de obra local. Ao empreendedor facilitaremos a burocracia e a comunicação com o Poder público através do programa Mongaguá na Palma da mão. Criaremos o programa "Meu Estágio", que fomentará parcerias com instituições como CIEE e ETEC para estabelecer programas de estágio junto ao poder público e à iniciativa privada. Esse programa visa oferecer oportunidades concretas para que os jovens adquiram experiência e desenvolvam suas habilidades. Além disso, vamos incentivar o empreendedorismo local, proporcionando suporte e recursos para aqueles que desejam iniciar ou expandir seus negócios. Acreditamos que essas medidas irão contribuir significativamente para a geração de empregos, o desenvolvimento econômico da cidade, e a criação de um futuro mais próspero para todos”.
Cotidiano
O prêmio é de R$ 1.700.000,00
Cotidiano
O prêmio é de R$ 1.000.000,00