MONGAGUÁ

População de rua é assistida no Centro de Acolhida Noturno em Mongaguá

A ação, que ocorre desde o dia 12 de junho, oferece o pernoite, o jantar, banho e o café da manhã

Nayara Martins

Publicado em 01/07/2023 às 07:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Diretores de Governo e de Assistência Social explicam a ação / Nair Bueno/ DL

Continua depois da publicidade

Conscientizar e acolher a população em situação de rua de Mongaguá. Esse é o objetivo do trabalho desenvolvido pela Diretoria de Assistência Social do município, em parceria com as demais diretorias, que presta um serviço de acolhimento a essa população em Mongaguá. A previsão é que a ação emergencial siga até a primeira quinzena de agosto. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A ação, que ocorre desde o dia 12 de junho, oferece o pernoite, o jantar, banho e o café da manhã, no Centro de Acolhida Noturno Emergencial de Inverno Municipal (Caneim), no bairro Jussara. O local oferece os serviços todos os dias, a partir das 19 horas. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Mongaguá tem presença marcada no Conexidades 2023, em Jundiaí

• Em Mongaguá, Teatro Raul Cortez recebe espetáculo musical no dia 17

• Câmara de Mongaguá cria Comissão de Segurança Escolar

A diretora de Assistência Social Monica Mello Gomes da Costa explica que o plano de acolhimento noturno já é desenvolvido há quatro anos. 

“Somos um município de pequeno porte e, devido ao número de habitantes, ainda não funciona o Centro Pop”, frisa.  

Continua depois da publicidade

Coordenado pela diretoria de Assistência Social, o trabalho ocorre em parceria com as diretorias de Governo, Saúde, Segurança Pública, Trânsito, Defesa Civil e Fundo Social, em consonância com o “Plano de Contingência para Situação de Baixas Temperaturas 2023”. 

 “Ao chegar no local, o morador passa por uma triagem pela equipe de abordagem social e, em seguida, recebe o kit higiene, roupas para trocar e tomar banho, e o cobertor, para o pernoite. Eles têm a refeição noturna e o café da manhã, no dia seguinte”. 

O diretor de Governo, Douglas Guarnieri, lembra que as equipes de abordagem fazem a busca ativa nas ruas e oferecem condução para aqueles que quiserem ir ao Caneim. 

Continua depois da publicidade

“Quem prefere ficar em área externa são fornecidos comida, cobertores para se protegerem do frio. Os cães e os carrinhos que acompanham essa população também podem ser levados ao Centro de Acolhida Noturno”, completa.

Ele destaca ainda que a prefeitura de Mongaguá se empenha em levar solidariedade e dignidade às pessoas que necessitam de abrigo neste inverno. “Essa ação de solidariedade ocorre independente de a pessoa ter um endereço fixo, uma cor ou uma religião. Todos eles são acolhidos e tratados de forma igual”, conclui.     

A diretora Monica diz que a equipe de Saúde já fez alguns exames e atendimentos aos moradores de rua no Caneim. 

Continua depois da publicidade

Nesta segunda-feira (3) conforme agendamento prévio, eles vão receber a vacinação contra a Covid e a da gripe. Haverá também um médico que fará um atendimento emergencial, além de uma equipe da farmácia no local.

O Caneim tem capacidade para atender até 35 pessoas. Em média, são atendidos 20 pessoas por dia, mas depende das condições do tempo. No ano passado foram atendidas 115 pessoas em situação de rua e 855 acolhimentos para o pernoite, ao longo de dois meses, no Centro.  
Cadastro

Monica afirma ainda que estão cadastrados no Cadastro Único 87 pessoas no município. “Como as pessoas em situação de rua têm direito a receber o benefício Bolsa Família, alguns  são catadores de recicláveis e não moram nas ruas. Hoje são cerca de 50 moradores em situação de rua em Mongaguá”, completa.   

Continua depois da publicidade

No Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), eles têm um espaço reservado, onde são oferecidos o banho diário e o recâmbio - caso a pessoa queira retornar ao município de origem. 
Doações

 A Campanha do Agasalho, organizada pelo Fundo Social de Solidariedade, apoia e fornece roupas e cobertores à população de rua. Além de fornecer agasalhos aos moradores que mais precisam no município. 

No último sábado (24) foi realizado o “3º Pedágio Solidário” para arrecadar roupas e cobertas. 
Interessados em colaborar com agasalhos podem doar em vários pontos - prefeitura, diretoria de Assistência Social, Fundo Social, Poupatempo e em alguns pontos comerciais. 

Continua depois da publicidade

Quem quiser doar e não puder ir até o local, pode agendar com o Fundo Social, no telefone 3507.1016, e uma equipe vai buscar.   

O Caneim fica na avenida Jussara, 62, no bairro Jussara, em Mongaguá.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software