Mongaguá

Moradora reclama a falta de atendimento na Saúde em Mongaguá

Ela precisa adquirir um aparelho chamado CPAP para ajudar na sua respiração

Nayara Martins

Publicado em 13/09/2025 às 06:40

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Silvia explica que precisa usar, de forma urgente, um aparelho chamado CPAP / Divulgação

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A moradora e jornalista Sílvia Carvalho, do bairro Pedreira, em Mongaguá, está reclamando sobre a falta de atendimento na Secretaria de Saúde de Mongaguá. Ela afirma que foi a uma reunião na Secretaria Municipal de Saúde, na última segunda-feira (8), já agendada há um mês, mas não conseguiu ser atendida. 

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A Secretaria de Saúde informou que já foi agendado um novo atendimento para a próxima segunda-feira, dia 15. 

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Silvia explica que precisa usar, de forma urgente, um aparelho chamado CPAP, essencial para sua respiração devido à Síndrome do Mal de Ondina. Ela adquiriu a doença devido a sequelas da Covid que teve em abril de 2020. 

“Cheguei à Secretaria na hora marcada, mas fui informada que outras pessoas estavam aguardando. Fiquei sabendo que essas pessoas estavam ali para tratar questões relacionadas ao autismo”, explica.

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Ela conta ainda que em nenhum setor da cidade, as pessoas se identificam ou usam o crachá, o que considera falha na prestação do serviço público. 

“Essa falta de atendimento é inaceitável, principalmente em casos de saúde graves como o meu”, salienta.       

Ela chegou a passar por um médico particular. Ele disse que ela não podia esperar mais, pois o uso do aparelho era urgente para ela poder respirar. 

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O médico detectou a Síndrome do Mal de Ondina somente no ano passado, após passar por vários médicos, pois eles não descobriam a causa da falta de ar.

Sílvia passou por uma médica da rede municipal que a encaminhou para um neurologista, mas está aguardando marcar uma consulta desde o mês de dezembro de 2024. E também aguarda uma consulta com o pneumologista desde de 2022. 

Ela afirma ainda que já usa o aparelho CPAP desde o mês de maio, pois alguns amigos estão ajudando a pagar o aluguel do aparelho. 

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Prefeitura

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que o não atendimento da munícipe na data marcada ocorreu por um problema de agenda. Mas que já foi realizado contato com a Sílvia de Carvalho para o reagendamento da reunião, previsto para a próxima segunda-feira (15).

Em relação à consulta com o neurologista, o município diz que enfrenta uma demanda reprimida significativa. E que a Secretaria está requalificando os encaminhamentos, com o objetivo de agilizar o atendimento aos pacientes que aguardam na fila.

Sobre a utilização de crachás pelos servidores, a Secretaria explica que está avaliando a possibilidade de confecção e padronização dos mesmos, de modo a reforçar a identificação e a transparência no atendimento. 

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