Mongaguá

Mongaguá vai ganhar novo ecoponto sem custos algum para a Prefeitura

A estrutura para descarte voluntário de resíduos será instalada na Vila Atlântica e é fruto de Termo de Ajustamento de Conduta

Giovanna Camiotto

Publicado em 04/12/2025 às 01:15

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O município de Mongaguá vai ganhar um novo ecoponto na Vila Atlântica / Freepik

Continua depois da publicidade

A Prefeitura de Mongaguá anunciou nesta quarta-feira (03) a criação de um novo ecoponto na Vila Atlântica, em uma área de 367,00m² localizada na confluência da Rua Porto Alegre com a Avenida Belo Horizonte.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A grande novidade é que a estrutura será construída integralmente pela Baalbek Cooperativa Habitacional, sem gerar custos para o município, em cumprimento a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com a Promotoria de Justiça.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• VEJA: Câmara de Mongaguá vota regulamentação de bicicletas motorizadas e triciclos

• Após decreto polêmico, Mongaguá promete reunião com quiosqueiros para definir futuro

• Nova lei prioriza a mulher chefe de família em cadastro habitacional de Mongaguá

A iniciativa é considerada crucial para a gestão ambiental da cidade, especialmente após a desmobilização dos ecopontos anteriores, e visa combater o descarte irregular de lixo em locais públicos.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Alexandre Barril Dalla Pria, destacou o impacto da medida: “É fundamental para a concretização de um importante empreendimento ambiental e social, demonstrando o compromisso com a sustentabilidade e o ordenamento urbano”.

Continua depois da publicidade

O ecoponto será destinado à entrega voluntária de resíduos como pequenos volumes de entulho, vidro, móveis velhos, eletrônicos e pneus. Não serão aceitos lixo orgânico, hospitalar ou produtos químicos.

Após a instalação, a prefeitura definirá o horário de funcionamento e os detalhes operacionais. Atualmente, a Secretaria conta com o apoio da Coopermar (Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Mongaguá e Região) para a coleta.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software