O município de Mongaguá vai ganhar um novo ecoponto na Vila Atlântica / Freepik
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de Mongaguá anunciou nesta quarta-feira (03) a criação de um novo ecoponto na Vila Atlântica, em uma área de 367,00m² localizada na confluência da Rua Porto Alegre com a Avenida Belo Horizonte.
A grande novidade é que a estrutura será construída integralmente pela Baalbek Cooperativa Habitacional, sem gerar custos para o município, em cumprimento a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com a Promotoria de Justiça.
Continua depois da publicidade
A iniciativa é considerada crucial para a gestão ambiental da cidade, especialmente após a desmobilização dos ecopontos anteriores, e visa combater o descarte irregular de lixo em locais públicos.
O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Alexandre Barril Dalla Pria, destacou o impacto da medida: “É fundamental para a concretização de um importante empreendimento ambiental e social, demonstrando o compromisso com a sustentabilidade e o ordenamento urbano”.
Continua depois da publicidade
O ecoponto será destinado à entrega voluntária de resíduos como pequenos volumes de entulho, vidro, móveis velhos, eletrônicos e pneus. Não serão aceitos lixo orgânico, hospitalar ou produtos químicos.
Após a instalação, a prefeitura definirá o horário de funcionamento e os detalhes operacionais. Atualmente, a Secretaria conta com o apoio da Coopermar (Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Mongaguá e Região) para a coleta.