Mongaguá

Mongaguá terá primeira pista de pump track para ciclistas e skatistas na orla

O novo circuito esportivo será construído ao lado da Feira das Artes no Vera Cruz; o projeto aproveita o movimento do corpo para ganhar velocidade

Giovanna Camiotto

Publicado em 17/01/2026 às 23:44

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O pump track consiste em um percurso contínuo composto por ondulações / Freepik

Continua depois da publicidade

A região da orla do Vera Cruz, em Mongaguá, passará por uma transformação com a chegada de um equipamento esportivo inédito no município: a primeira pista de pump track. O circuito será instalado estrategicamente ao lado da Feira das Artes, integrando a infraestrutura de lazer já existente à paisagem natural da praia.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A obra será viabilizada por meio de um convênio com o Governo Federal e deve ter os trabalhos iniciados nos próximos meses, logo após os ajustes técnicos finais.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Carnê não chegou? Mongaguá prorroga prazo da primeira parcela do IPTU

• Mongaguá abre vagas nas escolas da rede municipal

O pump track consiste em um percurso contínuo composto por ondulações (chamadas de rollers) e curvas inclinadas que permitem aos praticantes ganhar velocidade sem a necessidade de pedalar ou empurrar com os pés, utilizando apenas o movimento de compressão do corpo.

De acordo com a prefeitura, a modalidade que já é febre nos Estados Unidos e na Europa vem se consolidando como uma tendência em diversas cidades brasileiras pela versatilidade e baixo impacto. O projeto faz parte de um plano de revitalização urbana que busca qualificar o uso dos espaços públicos na faixa de areia.

Continua depois da publicidade

O novo espaço será democrático e atenderá diferentes modalidades, incluindo praticantes de bicicleta (BMX e MTB), skate, patins e patinete. Além de oferecer uma nova opção recreativa para moradores e turistas, a iniciativa visa incentivar hábitos saudáveis e fortalecer a cultura do esporte na Baixada Santista.

“A iniciativa integra o conjunto de ações voltadas à remodelação da região da orla e de valorização dos espaços públicos, incentivando a prática esportiva e promovendo melhoria da qualidade de vida da população”, ressaltou a gestora de Planejamento da Prefeitura, Kátia Freire. A expectativa é que o equipamento se torne um novo ponto turístico e de convivência familiar, atraindo jovens e atletas de toda a região para o trecho do Vera Cruz.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2026 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software