Mongaguá

Mongaguá terá espaço multiuso às margens de famoso rio

A proposta prevê a criação de um espaço multiuso, com praça de alimentação, áreas de lazer e convivência, revitalizando um ponto hoje ocioso e pouco iluminado, especialmente à noite, devido à presença de uma árvore antiga e robust

Igor de Paiva

Publicado em 07/12/2025 às 07:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Rio é um trecho marcante na cidade / Gabriel Freitas

Continua depois da publicidade

A Prefeitura de Mongaguá está preparando um projeto importante para transformar a área no início da Rua Lavínia Arens, no Centro, às margens da escadaria do Rio Mongaguá.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A proposta prevê a criação de um espaço multiuso, com praça de alimentação, áreas de lazer e convivência, revitalizando um ponto hoje ocioso e pouco iluminado, especialmente à noite, devido à presença de uma árvore antiga e robusta.

Continua depois da publicidade

A falta de luminosidade acaba deixando quem circula pelo entorno mais vulnerável.

O objetivo da administração municipal é valorizar a vocação turística do Centro, oferecendo um ambiente moderno, acolhedor e acessível, além de estimular o comércio local.

Continua depois da publicidade

“Infelizmente, apesar da paisagem natural, o espaço está sem vida e não transmite segurança à noite. O projeto vai trazer novas oportunidades para toda a área e seu entorno, permitindo a realização de eventos e incentivando a atividade comercial, o que certamente vai redefinir e impulsionar aquela região”, afirmou o vice-prefeito.

Ele destaca ainda que o local é justamente a entrada e saída de alunos da Escola Estadual Aracy da Silva Freitas, área de fluxo intenso de pessoas.

Outro ponto é a proximidade com a parte traseira do Ginásio Jacozão, que permanece fechado por questões documentais, o que contribuiu para a redução da circulação no local.

Continua depois da publicidade

“Mesmo já trabalhando na regularização para que o ginásio volte a receber eventos, é um processo que demanda tempo e convênios. A criação desse novo espaço também deve fortalecer a mobilização pelo retorno do equipamento esportivo”, explicou a gestora de Planejamento, Kátia Freire.

Para ampliar a segurança da região, a Prefeitura instalou recentemente uma base fixa da Guarda Civil Municipal, que mantém patrulhamento a pé no entorno.

Nas próximas semanas, o município deve divulgar o projeto conceitual detalhado e as diretrizes de uso para o novo espaço público.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software