Mongaguá

Mongaguá segue em alerta e pede ajuda humanitária do Estado após fortes chuvas

O município continua em estado de emergência e aguarda reconhecimento federal para agilizar procedimentos e viabilizar contratações de serviços úteis

Giovanna Camiotto

Publicado em 22/01/2026 às 18:00

Atualizado em 22/01/2026 às 19:29

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Mongaguá aguarda para esta sexta-feira (23) o envio de ajuda humanitária da Defesa Civil do Estado / Divulgação/PMM

Continua depois da publicidade

A cidade de Mongaguá aguarda, para esta sexta-feira (23), o envio de ajuda humanitária da Defesa Civil do Estado após tempestades intensas que atingiram o município, deixando um rastro de alagamentos, danos à infraestrutura e famílias desabrigadas. Enquanto isso, o município segue em estado de alerta, segundo informações enviadas pela Prefeitura à reportagem do Diário do Litoral.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A medida foi adotada pela Prefeitura para atender as famílias que tiveram suas casas invadidas pelas águas após as fortes chuvas que atingiram a cidade, pela segunda vez em duas semanas. O pedido foi formalizado na tarde desta quinta (22) e aguarda liberação do Governo do Estado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Mongaguá decreta estado de emergência após tempestades severas; veja o que muda

• Mongaguá abre abrigo de emergência para famílias após chuvas de 100 milímetros

• Alô Mosquito: Mongaguá lança paródia de hit de Virginia Fonseca contra a dengue

O secretário de Governo de Mongaguá, Paulo Wiazowski Filho, agradeceu o apoio de lideranças políticas da Baixada Santista, como o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa e o prefeito de Santos, Rogério Santos, que confirmou o envio de 300 quilos de alimentos por meio do Fundo Social de Solidariedade de Santos para auxiliar as famílias afetadas. “A Região, de um modo geral, está olhando para a cidade de Mongaguá, e nós agradecemos por isso”, afirmou ele.

Estado de emergência

Mongaguá decretou na quarta-feira (21) a situação de emergência por meio do Decreto nº 7.991, após registrar mais de R$ 2 milhões em prejuízos apenas em equipamentos municipais das áreas da Educação e da Saúde. Das 38 unidades de ensino do município, 32 foram afetadas.

Continua depois da publicidade

Entretanto, o processo de reconhecimento federal do decreto está em andamento. Com a homologação, será possível agilizar procedimentos burocráticos e viabilizar contratações emergenciais para a limpeza de valas, galerias e bocas de lobo.

O município também busca reativar junto ao Governo do Estado um convênio que pode permitir novamente a utilização de uma máquina anfíbia para a limpeza do Rio Mongaguá, conforme explica o secretário de Governo do município.

Além disso, a Prefeitura solicitou à Defesa Civil do Estado o envio de ajuda humanitária, nos moldes do que ocorreu no início do mês, quando o Fundo Social de Solidariedade e a Defesa Civil do Estado encaminharam para Mongaguá 110 kits contendo colchões, cestas básicas, materiais de limpeza, kits dormitório e itens de higiene pessoal.

Continua depois da publicidade

Abrigo

Em decorrência das chuvas registradas na segunda-feira (19), a Prefeitura de Mongaguá reativou o abrigo emergencial no Ginásio de Esportes Arturzão para atender famílias afetadas pelas fortes chuvas que atingiram a Baixada Santista. Inicialmente, o espaço acolheu 44 pessoas.

Outras cerca de 500 famílias, que também tiveram suas residências atingidas, optaram por permanecer em suas casas por receio de saques. O abrigo emergencial ainda recebeu seis animais de estimação também foram assistidos no local, acompanhados por uma veterinária da Unidade de Vigilância de Zoonoses. 

Nesta quinta-feira (22), as últimas famílias que estavam no abrigo emergencial instalado no Ginásio de Esportes de Agenor de Campos — um total de 10 pessoas, sendo sete adultos e três crianças — retornaram para suas casas após o almoço, com a descida das águas na Vila Atlântica.

Continua depois da publicidade

Meteorologia

Nas últimas 24 horas, Mongaguá registrou 1,59 milímetro de chuva. Já no acumulado de 72 horas, o volume chegou a 110,77 milímetros, mantendo o município em estado de alerta. Nesta quinta-feira (22) não foram registradas novas ocorrências, deslizamentos ou desmoronamentos. Desde o início das chuvas, foram contabilizadas oito quedas de árvores.

De acordo com a Climatempo, a chuva não deve dar trégua na cidade nos próximos dias. Nesta sexta-feira (23), a previsão é de sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva no fim da manhã e à tarde, com possibilidades de temporal à noite. Já no sábado (24) e no domingo (25), a previsão é de sol com algumas nuvens, com chuvas rápidas durante o dia e à noite.

Até o fechamento desta edição, Mongaguá já tinha registrado 272 mm de chuva conforme medição realizada pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) na região central da cidade. O volume é quase o total esperado para o mês de janeiro, que é de 273.7 mm.

Continua depois da publicidade

Defesa Civil

A Defesa Civil orienta a população a evitar trafegar por áreas alagadas ou com enxurradas, não atravessar vias inundadas, mesmo com veículos, e buscar abrigo seguro em situações de risco. Em casos de emergência, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo telefone 193, e a Defesa Civil, pelo 199.

Quem quiser colaborar com as famílias afetadas pode doar itens de higiene pessoal, materiais de limpeza e mantimentos no Fundo Social de Solidariedade, localizado na Rua Rui Barbosa, nº 150, esquina com a Avenida São Paulo, no Centro.

Confira as imagens.

Continua depois da publicidade

Divulgação/PMM
Divulgação/PMM
Divulgação/PMM
Divulgação/PMM
Divulgação/PMM
Divulgação/PMM

Conteúdos Recomendados

©2026 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software