Fofo! Lobo marinho resgatado começa reabilitação no Gremar

Animalzinho foi resgatado em Mongaguá e encaminhado ao Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos

Comentar
Compartilhar
07 OUT 2020Por Da Reportagem13h30
Resgate foi realizado pela equipe da Unidade de Estabilização de Praia GrandeFoto: Divulgação

Em ação pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), um filhote de lobo marinho sul-americano (Arctocephalus australis) resgatado em Mongaguá (SP) foi encaminhado nesta terça-feira (5) ao Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, no Guarujá (SP). O resgate foi realizado pela equipe da Unidade de Estabilização de Praia Grande (SP).

Desidratado e abaixo do peso (aproximadamente 15kg), o lobo marinho recebeu hidratação, suplementos vitamínicos e medicações necessárias após passar pelo exame admissional. Agora permanece em observação em um recinto climatizado, que auxilia na manutenção de sua temperatura corporal. 

A equipe do Instituto Gremar constatou leve melhora em seu estado clínico na manhã desta quarta-feira (6), mas ressalta que o quadro ainda inspira cuidados. A presença de lobos marinhos é relativamente comum durante o inverno nas praias da região da Baixada Santista, por se tratar de período de migração. Eles podem ser avistados descansando ou, em algumas situações, debilitados e precisando de cuidados.

Nestes casos, a recomendação aos banhistas é para que acionem imediatamente a autoridade ambiental mais próxima, evitando o toque e a aglomeração em torno do animal. 

O Instituto Gremar, responsável pelo Trecho 9 do PMP-BS, compreendido entre as praias de São Vicente e Bertioga (SP), pode ser contatado pelos telefones 0800 642 3341 ou (13) 99711-4120 (24h).

Mamífero já está recebendo ajuda de equipes do Gremar