Mongaguá

Espera por exame de sangue em Mongaguá cai de 3 meses para 10 dias

Reestruturação nas unidades antecipa atendimentos que estavam previstos apenas para outubro

Luna Almeida

Publicado em 22/07/2025 às 22:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Essa mudança significativa é resultado de uma força-tarefa organizada pela Secretaria Municipal de Saúde / Divulgação/PMM

Continua depois da publicidade

Moradores de Mongaguá que aguardavam por exames laboratoriais de sangue têm agora um motivo para comemorar. O tempo de espera, que antes chegava a até 90 dias, foi reduzido drasticamente para apenas 10 dias. A previsão é que, nas próximas semanas, a fila seja completamente eliminada.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Essa mudança significativa é resultado de uma força-tarefa organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, que promoveu ajustes na rotina de atendimento das Unidades de Saúde da Família (USFs), antecipando serviços que só estavam previstos para outubro.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Mongaguá recebe R$ 1 milhão em emenda e promete reformar principais pontos turísticos

• Mongaguá realiza ação gratuita de castração de animais e prevê novos mutirões

• CRAS de Agenor de Campos reabre e retoma serviços sociais em Mongaguá

Reestruturação agiliza coletas

A reorganização começou com um levantamento conjunto entre as equipes das unidades, a Secretaria de Saúde e o laboratório responsável pelos exames. 

Com base nas informações coletadas, todas as nove USFs do município passaram a operar com um novo cronograma para as coletas.

Continua depois da publicidade

Mais dias e mais vagas nas USFs

Antes, os exames eram colhidos em apenas dois dias da semana, com 20 vagas por dia. Agora, as unidades com duas equipes ampliaram o atendimento para três dias por semana, dobrando a capacidade para 40 vagas diárias. 

Nas USFs com apenas uma equipe, os dias de coleta permanecem em dois, mas o número de vagas também foi elevado para 40 por dia.

Nos bairros com maior número de pacientes aguardando, como as unidades da Jussara e da Primavera, foi implantado um esquema emergencial entre os dias 21 de julho e 2 de agosto. Nesses locais, as coletas passaram a ser feitas cinco vezes por semana, agilizando ainda mais a fila.

Continua depois da publicidade

Agendamentos antecipados e contato direto com pacientes

Com a nova organização, exames que estavam marcados para o final de outubro agora estão sendo antecipados para meados de agosto. As próprias USFs estão entrando em contato com os pacientes para informá-los sobre as novas datas.

O processo de agendamento não sofreu alterações. Após consulta médica ou de enfermagem, caso haja solicitação de exames laboratoriais, a coleta já é marcada diretamente na unidade.

Oferta ampliada contempla todos os tipos de exames

A mudança abrange todos os tipos de exames de sangue, como os bioquímicos, sorológicos e hematológicos. A ampliação na oferta de coletas será mantida até que toda a fila seja zerada.

Continua depois da publicidade

Depois que a fila for eliminada, a Secretaria Municipal de Saúde fará uma nova análise para entender o impacto da medida. Com base nisso, será decidido se o reforço no atendimento será mantido, ajustado ou se o modelo anterior será retomado.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software