Continua depois da publicidade
Eleitores da cidade de Mongaguá foram às urnas neste domingo (28) para escolherem o novo prefeito da Cidade, em eleições suplementares, após o afastamento do ex-chefe do Executivo, Artur Parada Prócida, e do vice-prefeito Márcio Melo Gomes, o Márcio Cabeça.
Quatro candidatos disputam o cargo. Fernando Felizi (PT), Gilmar Corintiano (PROS), Renato Donato (PSB) e Rodrigo Cardoso Biagioni, o Rodrigo Casa Branca (PSDB). Apesar da disputa, o vencedor do pleito pode não assumir a Prefeitura por causa de uma solicitação feita por Márcio Cabeça na justiça, para que ele seja reconduzido cargo. Fato este que pode acontecer nesta semana.
Continua depois da publicidade
Por esse motivo, o Tribunal Regional Eleitoral - TRE - decidiu não divulgar o resultado da eleição.
Fernando Felizi (PT) foi o primeiro a votar, por volta das 10h, na Escola Municipal Tonico Silva. “A perspectiva é de esperança. Depois de tudo que a gente viu na Cidade, a gente só pode caminhar para frente. Temos que aguardar a questão da Justiça e a população, junto com a classe política, devem se unir para buscar a democracia. Teve um processo eleitoral e esse processo tem que ser validado.”
O segundo candidato a votar foi Gilmar Corintiano (PROS), na Escola Municipal Prefeito Cassimiro Corrêa Neto, às 10h40, acompanhado do seu candidato a vice-prefeito, Pedrão da Portuguesa. “Acho muito importante essa eleição para Mongaguá porque o povo quer mudança e chegou a hora dessa decisão.” O candidato também opinou sobre a decisão da Justiça. “A gente tem que acatar a decisão, não apenas quando ela é favorável. Vamos aguardar o que será definido.”
Por volta das 11h40 o candidato do PSB, Renato Donato, chegou à Escola Estadual Aida Leda, no Bairro Pedreira, acompanhado de sua esposa, Lívia Ornelas Donato. Confiante, Donato falou sobre a crise política do Município.
Continua depois da publicidade
“A população não queria essa eleição. Mas infelizmente, por causa da vergonha que a Cidade passou, o povo foi convidado a vir às urnas para dar uma resposta sobre esse quadro.” Sobre a decisão do TRE de não divulgar o resultado, o candidato se posicionou. “É uma situação muito ruim, porque o povo de Mongaguá queria já amanhã declarar o seu novo prefeito. Isso só faz com que toda a população sofra mais.”
O atual prefeito interino da Cidade, Rodrigo Casa Branca (PSDB) foi o último a votar. Ele chegou por volta das 13h15 na Escola Municipal Vera Cruz, acompanhado do seu candidato a vice, Rafael Redó. “Hoje nós vamos definir aqui na nossa cidade quem vai ficar com o comando da Prefeitura. Temos certeza que a população já se decidiu. Estamos há 100 dias à frente da Prefeitura e queremos dar continuidade.”
Casa Branca também falou sobre a decisão do TRE. “O importante é saber na urna quem a população vai definir como novo prefeito da Cidade.”
Continua depois da publicidade