X

Mais DL

O boxe não é somente competição, virou aliado da boa forma

Um número cada vez maior de mulheres aderiu à luta em busca de corpo definido e do bem estar

Da Reportagem

Publicado em 08/10/2017 às 15:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Quem acompanha a novela “A Força do Querer” fica maravilhado ao ver a performance da personagem Jeiza, vivida por Paolla Oliveira, quando sobe no ringue. Lutadora de MMA – Artes Marciais Múltiplas – Jeiza encanta também por sua excelente forma física. Na vida real, a atriz acabou aderindo à modalidade para manter a forma; Paolla Oliveira “tomou gosto” pelo boxe quando se preparou para fazer a personagem na trama de Glória Perez.

A verdade é que faz algum tempo que o boxe deixou de ser exclusividade dos homens e as mulheres decidiram subir na lona e dar socos também. Não somente para competir profissionalmente, mas uma grande maioria quer mesmo é lutar para sua saúde e beleza.

Inserido na grade de aulas das academias por contribuir rapidamente para a perda de calorias e para melhorar o condicionamento físico, o boxe “caiu como uma luva” para as pessoas que preferem as atividades mais dinâmicas do que as tradicionais aeróbicas oferecidas pelos professores de Educação Física. A resistência das mulheres contra a luta foi nocauteada pelos muitos benefícios que a prática desse esporte traz.

Os entendidos neste assunto explicam que por ser uma atividade de intensidade moderada, mas de longa duração, o pugilismo melhora a resistência cardiovascular e diminui consideravelmente a pressão arterial sanguínea. Além disso, para a realização das técnicas é necessária muita coordenação motora e agilidade, proporcionando, assim, uma melhora nessas capacidades físicas. Por se tratar de uma aula em grupo, o boxe também auxilia na socialização por meio dos constantes diálogos com o professor e na ação da prática com os colegas de aula. Sem contar que o bom alongamento, necessário no começo e no final das aulas, aumenta a capacidade de flexibilidade de cada um.

As academias adaptaram as aulas de boxe a fim de torná-lo uma modalidade que busca a qualidade de vida a partir de uma atividade física relacionada ao desporto. Nada a ver com luta ou competições.

Pode-se dizer que o boxe popularizou-se ainda mais depois que foi incluído nos Jogos Olímpicos realizado em Londres em 2012, e foi a última modalidade a aceitar mulheres na competição.

E quais são os benefícios do boxe para as mulheres?

Como qualquer outro esporte, o boxe faz bem à saúde, ajuda a melhorar os níveis de estresse, queima calorias e mantém a musculatura definida, moldando o corpo feminino.

A prática do boxe estimula a agilidade, melhora a concentração e o sistema cardiorrespiratório. Os especialistas no assunto garantem que se pode perder até mil calorias durante uma hora de prática, lembrando que cada organismo reage de uma maneira.

O esporte auxilia a moldar o corpo da mulher, mas sem deixá-lo musculoso, define braços, pernas, panturrilhas, abdômen e bumbum, além de afinar a cintura e corrigir a postura.

Quando se fala em boxe, logo é associado ao famoso saco de areia, no qual o praticante dá socos; esmurrar pode ser um grande alívio para o estresse e tensão pré-menstrual.

Não é demais lembrar, que é fundamental procurar academia e profissionais competentes no assunto para que o treino seja compatível com seus objetivos e tipo físico. As adeptas devem seguir as recomendações destes profissionais e usar luvas e roupas adequadas ao esporte.

Além disso, é bom procurar uma avaliação médica geral para checar como estão as articulações, se não existe nenhuma lesão nos joelhos ou coluna que impeçam a prática do esporte.

Se você gostou da ideia, procure uma academia e converse com profissionais da área. Cuide de você e de sua saúde que a beleza virá naturalmente.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Coluna

Itanhaém prevê expansão econômica e outros assuntos

Congelamento da tarifa dos ônibus chegou ao público um pouco antes da hora

Ideia

Construtor sugere fundação nos moldes da Pinacoteca para 'novo' Escolástica Rosa

"Se formarmos um grupo e esse grupo for inteligente, envolve toda a sociedade no projeto"

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter