X

Projeto mostra como seria a marina em São Sebastião / Divulgação/PMSS

Quase um ano e meio após o início dos estudos para a implantação de uma Marina Pública em São Sebastião, em frente à Praça de Eventos da Rua da Praia, no Centro, os vereadores aprovaram, na última terça-feira (2), por maioria de voto, o projeto encaminhado pelo Executivo. O município ainda quer um homeport para atrair navios de cruzeiros.

Conforme o projeto, a Prefeitura fica autorizada a delegar à iniciativa privada, mediante concessão e após procedimento licitatório prévio, as atividades necessárias à implantação, reforma, requalificação, manutenção e a exploração da marina pública. 

O projeto encaminhado pelo prefeito Felipe Augusto aponta que a implantação durará de 18 a 24 meses e a previsão é criar 200 vagas náuticas, sendo criados três empregos por vaga ocupada, além do que no momento de pico das obras, a estimativa é de 80 postos de trabalho.

De acordo com a Prefeitura, o objetivo é desenvolver políticas públicas dedicadas a geração de novos postos de trabalhos, de renda e empreendedorismo para os munícipes, seja por meio de programas específicos ou por meio da atração de novos investimentos e projetos.

“Este projeto irá ampliar a infraestrutura portuária e a via marítima como alternativa para atração de visitantes e eventos do setor, ampliando a presença do município nos roteiros turísticos nacionais e internacionais”, explica o prefeito na justificativa do projeto.

Homeport

Outro projeto engatilhado nesta área é da implantação de um homeport no Balneário dos Trabalhadores, na Praia Grande, região central da cidade, para atrair navios de cruzeiros. Ele já passou pela Comissão de Justiça da Câmara e foi para receber parecer da Comissão de Assuntos Portuários. A previsão é de que possam ter mais de 500 mil embarques e desembarques de passageiros.

De acordo com a administração pública, foi autorizada a elaboração de estudos de Viabilidade Técnica, Econômico-Financeira, Ambiental e Jurídica para a concessão do homeport. “Os estudos ainda estão em andamento para conclusão do projeto que, em breve, será apresentado”, conclui o prefeito.

Em meados de 2018, São Sebastião conquistou o selo oficial “+Turismo” concedido pelo Ministério do Turismo ao projeto de construção do Home Port e Marina Pública na cidade. Este prêmio garante um orçamento previsto de R$ 200 milhões para o projeto.

O município foi o primeiro do Litoral Norte a conquistar este selo que sob a chancela do Programa Nacional de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo (Prodetur) garante que o pedido de financiamento para a infraestrutura náutica no litoral paulista tenha prioridade de tramitação junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES).

Na ocasião, o prefeito Felipe Augusto antecipou que a área deve contar com diversas facilidades para a atração de turistas como o acesso por túnel ao píer central de atracação para navios de cruzeiro e infraestrutura completa com hotel, comércio, praça de alimentação, heliporto, estacionamento, píer, aquário e museu, além de uma área esportiva.


Em relação às marinas públicas, são em torno 800 vagas molhadas em píeres da Rua da Praia, e outros dois que estavam no projeto inicial nos bairros Pontal de Cruz e São Francisco, todos na região central de São Sebastião.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

TÚNEL

Se depender de Tarcísio, motoristas vão usar balsas pelo menos até 2031

Governador não quis se comprometer com prazo para emissão da licença ambiental que autoriza o início da obra da ligação seca entre Santos e o Guarujá

Balsas

População cobra travessias eficientes na Baixada Santista

Segundo informações recentes, atualmente, existe somente um rebocador amarrado a um flutuante, em substituição às balsas que foram retiradas aproximadamente há um ano

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter