X

Litoral Norte

Primeiro pinguim de 2020 é resgatado em Ilhabela

Ave foi transferida para Instituto Argonauta, cansada e desidratada. Seguirá recebendo cuidados até se recuperar

Mara Cirino

Publicado em 22/06/2020 às 09:35

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A ave juvenil foi resgatada e transferida para base do Instituto Argonauta em Ubatuba, onde está desde o dia 16 de junho. / DIVULGAÇÃO/INSTITUTO ARGONAUTA

Um Pinguim-de-Magalhães foi resgatado neste mês na praia do Itaguaçu, em Ilhabela, Litoral Norte paulista. Ele é o primeiro a aparecer na região, abrindo a temporada 2020.

A ave juvenil foi resgatada, levada para a Unidade de Estabilização em São Sebastião e transferida para base do Instituto Argonauta em Ubatuba, onde passa por cuidados especiais no Centro de Reabilitação e Despetrolização (CRD) desde o último dia 16 de junho.

De acordo com o Instituto Argonauta, o pinguim foi resgatado pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) no dia 9 de junho e apresentava sinais de cansaço e estava desidratado.

Agora, permanece em reabilitação até que esteja apto e saudável para ser futuramente solto no mar.

ÉPOCA

De acordo com o Instituto, o aparecimento de pinguins na costa brasileira é bastante comum nesta época, quando se lançam ao mar em busca de alimento. Alguns acabam se perdendo do grupo e são encontrados nas praias brasileiras, muitas vezes debilitados, por isso são resgatados e reabilitados.

A grande maioria migra das regiões patagônicas e Ilhas Malvinas onde existem as colônias de reprodução. Conforme o Argonauta, os Pinguins-de-Magalhães não são polares, por isso, não estão adaptados a baixas temperaturas.

A orientação é quem, caso alguém encontre essas aves na praia, não as coloque na água gelada. O ideal é colocá-la em um lugar seco como, por exemplo, uma caixa de papelão, a envolva em uma toalha ou jornal para mantê-la aquecida, e aguarde o resgate especializado chegar.

O Instituto Argonauta reabilita pinguins desde 1998 em continuidade ao trabalho realizado pelo Aquário de Ubatuba desde 1996, tendo resgatado diversos Pinguins-de-Magalhães nos anos em que os passaram pelo Litoral Norte.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, a pessoa pode entrar em contato pelos telefones 0800-6423341 ou no Instituto Argonauta: (12) 3833-4863 - 3833.5789/ (12) 3834-1382 (Aquário de Ubatuba)/ (12) 38335753/ (12) 99705-6506 - WhatsApp.

O Instituto tem como objetivo a conservação do Meio Ambiente, em especial a conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter