X

Litoral Norte

Praias de São Sebastião, no litoral norte, são parcialmente liberadas

As faixas de areia, porém, somente poderão ser frequentadas de segunda a quinta-feira. Às sextas, finais de semana e feriados, as praias continuarão com o uso vetado

Folhapress

Publicado em 12/05/2020 às 19:20

Atualizado em 20/05/2020 às 13:47

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Apesar de autorização para usar a praia, não será possível ficar deitado tomando sol / Arquivo/DL

Com 209 casos confirmados da Covid-19, o maior índice entre as quatro cidades do litoral norte paulista, com dois óbitos, São Sebastião liberou a partir desta terça-feira (12) o uso das praias para práticas esportivas individuais. As faixas de areia, porém, somente poderão ser frequentadas de segunda a quinta-feira. Às sextas, finais de semana e feriados, as praias continuarão com o uso vetado.

Apesar de autorização para usar a praia, não será possível ficar deitado tomando sol. Desde o início da quarentena decretada pelo Estado, em 24 de março, a cidade já registrava concentração de turistas, veranistas e moradores em suas 28 praias, especialmente as localizadas na região sul, como Maresias, Juquehy e Baleia.

Segundo prefeito Felipe Augusto (PSDB), que fez o anúncio na noite da última segunda-feira (11), estão liberadas durante o período atividades esportivas em terra, como caminhadas e passeios de bike com o uso de máscaras, e atividades aquáticas, como prática de surfe, stand-up, caiaques, natação e mergulho. A fiscalização ficará a cargo da Guarda Civil Municipal, que poderá retirar os banhistas que não atenderem às recomendações.

Nesta terça, primeiro dia de vigência do decreto, as praias do município foram tomadas por banhistas. "Achei a medida acertada, pois é quase impossível ficar em casa 24 horas por dia. Dar uma caminhada na praia, tomando todos os cuidados necessários para nos protegermos e também os demais frequentadores, nos ajudam ao menos manter nossa saúde mental em dia", disse a empresária paulistana Ana Júlia Bernard, 39, que diz estar passando férias em Juquehy.

O prefeito afirmou que o decreto, que ainda não foi publicado, pode ser revisto caso os frequentadores não respeitem as restrições anunciadas, como a prática de esportes coletivos, aglomerações e a fixação de guarda-sóis e tendas.

"O decreto permite apenas os esportes individuais e proíbe os banhistas de permanecerem nas praias para o banho de sol".

Augusto diz que a flexibilização para o uso das praias ocorre porque a cidade conta com uma estrutura capaz de receber até 250 pacientes com a Covid-19.

Até esta terça, ao menos 12 pacientes estavam internados. "Temos duas unidades de enfrentamento ao Covid-19, que juntas, oferecem 200 vagas, além de outras 50 da estrutura usual da área da saúde. Adquirimos um drone térmico para fiscalizar a cidade e após decisão de nosso comitê de enfrentamento, também passamos a usar a cloroquina e a hidroxicloroquina para tratamento dos pacientes e tivemos 46 deles recuperados após o uso dos medicamentos", afirmou o prefeito.

Desde o dia 16 de abril, São Sebastião vem liderando um "ranking" criado pelo governo do estado sobre os 20 municípios que melhor aderiram ao distanciamento social. A cidade registrou 66% de adesão.

O anúncio foi feito, naquela data, pelo governador João Doria, também do PSDB. Distante 78 km de São Sebastião, Ubatuba, com 35 casos confirmados e nenhum óbito, ocupa a segunda posição, com 64%. O percentual foi apurado pelo Simi-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente).

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter