X

Litoral Norte

Polícia investiga fraudes em licitação na prefeitura de Ilhabela

Batizada de Operação Conexus, policiais cumpriram mandados de busca na Saúde, Hospital e outros órgãos

Mara Cirino

Publicado em 14/08/2020 às 14:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Viaturas da Polícia Civil paradas em frente à Prefeitura de Ilhabela / Caio Gomes/Tribuna do Povo

A Polícia Civil de Ilhabela, no Litoral Norte paulista, deflagrou na manhã desta sexta-feira (14), uma operação para investigar denúncias de fraudes a licitação e associação criminosa da Prefeitura do arquipélago.

Logo pela manhã, os policiais estiveram na Secretaria de Saúde, Hospital Municipal Mario Covas e Centro de Referência da Mulher onde foram apreendidos computadores, celulares e documentos de processos que serão periciados dentro da Operação Conexus. Servidores tiverem de sair dos órgãos durante a ação.

De acordo com as informações do delegado titular de Ilhabela, José Vinciprova, desde julho deste ano são investigadas denúncias da existência de cartel de empresas que estariam praticando fraudes a Lei de Licitação com envolvimento de agentes públicos no direcionamento de certames licitatórios e superfaturamento de obras.

Uma das denúncias foi feita pelo servidor municipal Luiz Mario de Almeida, o Marinho, ex-diretor de finanças da Saúde. Ele conta que no ano passado chegou a fazer as denúncias de direcionamento de licitação a uma empresa de São Sebastião para compra e instalação de equipamentos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital.

“Esses equipamentos já estavam instalados e o processo licitatório foi feito posteriormente para dar respaldo à infração”, denunciou. Diante do que considerou falta de ação da prefeitura e dos órgãos fiscalizadores, ele levou o caso à Polícia Civil.

Segundo o delegado Vinciprova, ação desta sexta-feira serviu para o cumprimento de mandados e diligências relacionados a possíveis crimes de fraude em licitações e associação criminosa relacionados aos órgãos municipais do arquipélago. O pedido foi autorizado pelo Justiça local.

Até o fechamento da reportagem a Prefeitura de Ilhabela não havia se manifestado sobre o assunto. A investigação corre em sigilo de justiça em relação ao nome dos envolvidos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

São Vicente utilizará plataforma de inteligência no combate à criminalidade

Sistema Detecta integra dados de pessoas com histórico de infrações em outras cidades

Diário Mais

Relembre as personalidades sepultadas no cemitério do Paquetá, em Santos

Políticos, artistas e até poetas fazem do cemitério um patrimônio histórico da cidade

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter