Litoral Norte tem abertura parcial das praias

Usuários só podem usar de 2ª a 5ª feira para práticas esportivas individuais

Comentar
Compartilhar
02 JUN 2020Por Mara Cirino18h20
Conforme o decreto, continua proibido o uso de faixa de areia, para cadeira de praia, guarda-sóis ou qualquer outro implemento fixoFoto: Cláudio Gomes/PMC

Com a flexibilização de alguns estabelecimentos definida pelo governo do Estado, que permitiu a que algumas regiões avançassem e para fase laranja, os municípios que compõem o Litoral Norte paulista liberam o uso das praias em alguns dias da semana para a prática de atividades esportivas individuais.

O Decreto 7352/20, de Ubatuba, libera a prática do surfe, natação, canoagem, vela e stand up paddle apenas no período de segunda a quinta-feira para moradores da cidade. A proibição fica valendo às sextas, sábados, domingos e feriados prolongados para todos. Já o uso de motos náuticas não está liberado.

Conforme o decreto, continua proibido o uso de faixa de areia, para cadeira de praia, guarda-sóis ou qualquer outro implemento fixo, mas atividades físicas ao ar livre, sem aglomerações, em praças e espaços públicos estão liberadas, porém, continua obrigatório o uso de máscaras.

“Não quero fazer desse momento algo político, quero construí-lo com efetividade. Sabemos que a flexibilização ainda é gradativa, mas estamos trabalhando diariamente para sairmos à frente, principalmente agora, com a análise regional proposta pelo Governo do Estado”, disse o prefeito Délcio Sato.

Ainda conforme ele, “diante do resultado que estamos apresentando, a tendência é melhorar, pois não há como autorizar ou flexibilizar se não houver um amparo paralelo e nós estamos conseguindo isso, com poucos recursos, graças ao esforço dos profissionais da Saúde e apoio da população”.

A mesma medida foi adotada pela Prefeitura de São Sebastião que também destaca a obrigatoriedade do uso de máscara, além da exigência do distanciamento de dois metros entre um praticante e outro durante a atividade.

Ilhabela também tomou a medida de liberar apenas para a prática de esportes, no caso de forma individual e no máximo em dupla, sem que as pessoas possam de deitar na areia ou colocar cadeiras e guardas-sois.

Em Caraguatatuba, há uma recomendação em relação ao uso da praia. Nesta segunda-feira, a Prefeitura de Caraguatatuba liberou o estacionamento na Avenida Artur da Costa Filho (Avenida da Praia), entre o Camaroeiro e a ponte do rio Santo Antônio, no Centro. Mas o acesso Às outras praias continua proibido. Equipes da Defesa Civil e do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) fazem ações educativas, pedindo que os turistas e banhistas deixem as praias neste período.

Com o fechamento das praias, as prefeituras também mantêm proibida a abertura dos quiosques para que os banhistas possam se sentar. A autorização é apenas para o delivery.